PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Flamengo dos craques se aproxima do título, mas decisão será na quinta

Vitória rubro-negra era previsível, mas Inter chega à última rodada ainda com chance de ser campeão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Internacional fez bem ao pagar R$ 1 milhão para ter Rodinei em campo na decisão contra o Flamengo, mas era evidente que a multa poderia implicar peso maior sobre suas costas. O gol do Flamengo nasceu de Bruno Henrique no setor de Rodinei, passe para De Arrascaeta.

A expulsão do lateral, por pisar o tornozelo de Filipe Luís aos 3 minutos da segunda etapa, foi decisiva.

Também foi marcante o fato de o gol de Arrascaeta ter assistência de Bruno Henrique. Apesar de Abel Braga ter escalado os dois juntos, sua saída da Gávea deixou muito a lembrança das vezes em que o atual técnico do Internacional julgou que o casamento entre Bruno Henrique e Arrascaeta era inviável. Craque sempre pode jogar junto, e Arrascaeta foi o melhor em campo.

Com um homem a mais, Rogério Ceni fez o que a torcida pedia há semanas: Gabigol e Pedro juntos. Não deslocou Gabriel para a direita, manteve os dois pelo meio e foi por ali o segundo gol, construído com passe brilhante de Arrascaeta para Gabriel marcar pelo quinto jogo seguido.

Pois logo depois trocou Gabigol por João Lucas, para recompor a lateral-direita, perdida pela ousadia de tirar Isla e encher a área com dois centroavantes.

Outra alteração que deixa a torcida com pulga atrás da orelha com Rogério, mas é inegável que o time melhorou depois de sua chegada. Evoluiu em comparação com o período de Domènec Torrent, não com a fase de Jorge Jesus.

Conta-se no Ninho do Urubu que Jorge Jesus riu ao saber que o Flamengo pensava em Rogério Ceni como alguém para fazer o time jogar igual ao ano passado. Verdade que o treinador português não anda com motivos para sorrisos, pelo quarto lugar que ocupa no Campeonato Português.

Sua risada era resultado da sabedoria de que Rogério Ceni foi formado pensando futebol diferente do que pensa Jorge Jesus. Nem melhor, nem pior, apenas diferente.

Rogério fez o Fortaleza do ataque, na Série B, e não manteve a mesma agressividade na Série A porque não tinha elenco para isso. Buscou a força ofensiva quando pôde dirigir um elenco com essa vocação.

Rogério não é o melhor técnico do Brasil, mas foi um exagero a quantidade de cornetas, como se seu trabalho estivesse esgotado, pelo tempo que demorou para fazer avançar. Assim como Abel não estava e nem está acabado. Sempre justo lembrar que seu último grande momento na carreira, antes do Internacional, havia sido a conquista da Taça Guanabara num improvável Fla-Flu vencido nos pênaltis. Quatro meses depois, ele perdeu seu filho.

Assim como Rogério, Abel fracassou no Cruzeiro, rebaixado em 2019. Mas quem daria certo num clube tão castigado por maus dirigentes?

A vitória do Flamengo no Maracanã era previsível, porque há mais jogadores de talento, mais experientes, mais decisivos na Gávea do que no Beira-Rio. Mesmo assim, o Internacional chega à última rodada com chance de ser campeão. Não se esqueça que Crespo pode até estrear, se sua documentação estiver regularizada. E que o São Paulo não gostaria de ver Rogério Ceni dando a volta olímpica no Morumbi.

O Brasileiro da pandemia terminará na última rodada, o que não acontecia desde 2011. Terá o Flamengo como grande favorito ao bicampeonato. Mas a decisão só sairá na quinta-feira à noite.

Esquema do Flamengo
Flamengo com linhas altas: ataque - Folhapress
Esquema do Internacional
Inter com marcação na intermediária: arma de Abel - Folhapress

16 jogos, 47 dias

Abel Ferreira fala a verdade, não chora o mau desempenho recente. Explica. O Palmeiras entrará em campo nesta segunda-feira (22) para sua partida número 16 em 47 dias de 2021. Time reserva e preparação para tentar jogar bem contra o Grêmio, pela Copa do Brasil.

Jejum

O Corinthians completou quatro rodadas sem vitórias. Jogou melhor do que o Vasco, mas não sacramentou o quarto rebaixamento vascaíno, que ficou muito próximo por seu saldo negativo de 20 gols, 12 de diferença para o Fortaleza. O Corinthians tem de pensar em 2021.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.