PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Flamengo não joga bem, mas é favorito na decisão contra o Inter

Ambos venceram seus compromissos neste domingo e se enfrentam no próximo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vagner Mancini conversou com o elenco para definir a estratégia para enfrentar o Flamengo. A lembrança dos 5 a 1 do primeiro turno e dos 4 a 1 sofridos no Maracanã, na visita que derrubou Fábio Carille em 2019, resultou na ideia de que recuar seria a melhor opção para enfrentar o melhor elenco do Brasil.

Não existe estratégia perfeita quando o Flamengo está em seu melhor nível. Parecia ser assim até o nono minuto, quando De Arrascaeta cobrou falta na cabeça de Willian Arão, que abriu o placar. Foi surpreendente a reação corintiana.

Obviamente, é uma questão da expectativa criada em relação ao melhor elenco do país, que não liderou nenhuma rodada do campeonato. Também não foi brilhante, como pode ser, contra o Corinthians no Maracanã.

Gabriel comemora com o técnico Rogério Ceni o segundo gol do Flamengo
Gabriel comemora com o técnico Rogério Ceni o segundo gol do Flamengo - Sergio Moraes/Reuters

Vagner Mancini foi inteligente, e sua marcação por zona dificultou mais para o rubro-negro do que as estratégias defensivas de encaixe, como a utilizada pelo Grêmio nos 5 a 0 sofridos em 2019 e nos 4 a 2 de 2020.

O Corinthians tem evolução tímida e surpreendente. Por exemplo, teve Araos oferecendo passe para gol pela segunda partida seguida. Léo Natel marcando pela segunda vez em três jogos.

O Corinthians gastou mais de R$ 100 milhões em contratações e tem Jô e Luan na reserva. Com Mancini, possui aproveitamento de pontos que o colocaria na zona de grupos para a Libertadores. Estaria à frente do São Paulo.

O Flamengo não joga tudo o que pode, mas é obviamente mais forte, e Gabriel fez questão de mostrar isto ao fazer 2 a 1 antes dos dez minutos da segunda etapa.

O Internacional massacrou o Vasco, mas apenas nos primeiros dez minutos. Nesse período, anotou 1 a 0, com gol de cabeça de Rodrigo Dourado. Depois, atrasou a marcação para tentar o contra-ataque.

O gol colorado deu justiça ao marcador, mas foi validado sem o árbitro de vídeo, por um defeito do equipamento. Pecado mortal da comissão de árbitros da CBF.

Thiago Galhardo, do Inter, comemora seu gol contra o Vasco, o de número 17 na competição; ele é artilheiro do Brasileiro ao lado de Marinho, do Santos, e Claudinho, do Red Bull Bragantino
Thiago Galhardo, do Inter, comemora seu gol contra o Vasco, o de número 17 na competição; ele é artilheiro do Brasileiro ao lado de Marinho, do Santos, e Claudinho, do Red Bull Bragantino - Alexandre Loureiro/Reuters

O Internacional é sempre melhor quando ataca, mas Abel Braga puxou a marcação para seu campo de defesa e chamou o Vasco para seu campo.

Abel jamais havia vencido Vanderlei Luxemburgo, exceto num confronto de 1986, em que o atual treinador do Vasco era auxiliar de Antônio Lopes, no Fluminense, e foi batido por Abel, na época no Vitória.

O técnico teve o mérito de mexer no Internacional, para tornar um time mais próximo de seus conceitos do que era quando Eduardo Coudet estava no Beira-Rio.

O recuo exagerado em São Januário resultou num pênalti a favor dos vascaínos, que Cano desperdiçou. Abel errou, mas teve o segundo gol, aos 49 do segundo tempo, anotado por Galhardo.

Porque o Internacional jogava de modo excessivamente defensivo, e o Flamengo tem potencial enorme de ataque, o confronto da semana que vem terá o rubro-negro como favorito, apesar da instabilidade provocada, em parte, pelas duas trocas de treinador. Também pela demora para Rogério Ceni conseguir recuperar seu elenco técnica e fisicamente.

O Flamengo disputou 68 partidas com o clássico contra o Corinthians, seis a menos do que na temporada 2019. Segue sem jogar o que se espera, mas será favorito no Maracanã, na decisão contra o Internacional.

Rogério jogou Bruno Henrique para a ponta
Rogério jogou Bruno Henrique para a ponta - Folhapress
Corinthians com linhas baixas para marcar o Flamengo
Corinthians com linhas baixas para marcar o Flamengo - Folhapress

Fracasso relativo

Jorge Sampaoli termina sua temporada no Atlético-MG com trabalho abaixo da expectativa, mas acima do que o Galo costuma fazer. Foi só a segunda vez que o time chegou à 36ª rodada com chance de título. Importante é avaliar se o insucesso é do técnico ou do clube.

Fica, Abel

Abel Ferreira gera críticas pelo mau desempenho no Mundial de Clubes e pelo futebol de baixa qualidade nas últimas semanas. Pouca gente olha para a quantidade de jogos X número de treinos. Ele tem de ficar, mesmo se não vencer a final da Copa do Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.