PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Inatividade é o grande risco para o Santos de Holan

Time não joga desde 16 de março, enquanto adversário São Lorenzo disputou cinco partidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O maior adversário do Santos nesta terça-feira (6) não será o San Lorenzo, mas a inatividade. Não que o San Lorenzo seja fraco. O técnico Diego Dabove fez excelente trabalho no Argentinos Juniors, já foi oferecido por empresários a dirigentes de clubes brasileiros, tem duas vitórias consecutivas, mas oscila em sétimo lugar em seu grupo da Copa da Liga Profissional da Argentina.

O Santos não joga desde 16 de março e, nesse período, o rival disputou cinco partidas.

Outra questão fundamental é que o Santos muda de rosto de uma maneira que costumamos menosprezar, no Brasil. Com Cuca, o time marcava por encaixe. Com Ariel Holan, por zona. Com Cuca, a marcação da bola parada era individual. Com Holan, por zona. Preste atenção nos gols sofridos pelo Santos após cobranças de escanteio.

Não é culpa do treinador argentino, mas da mudança de sistema, sem tempo adequado para treinar.

Ariel Holan foi treinador de hóquei na grama, é visto como estrategista, mas um de seus agentes costuma dizer que seu maior mérito é motivacional. Que entende pouco de estratégia. Isso contrasta com a lembrança do Independiente campeão da Sul-Americana de 2017, que venceu o Flamengo do colombiano Reinaldo Rueda.

Holan fazia a saída com três homens, tinha o venezuelano Amorebieta como zagueiro e Sanchez Miño como lateral. Por vezes, quem jogava era o lateral Tagliafico, com Sanchez Miño como volante. Os três invertiam posições e confundiam adversários, sem saber ao certo quem conduzia a bola para a transição ofensiva.

O Independiente, de Holan, eliminou o Santos de Cuca nas oitavas de final da Libertadores de 2018, com dois 0 a 0, um deles transformado em 3 a 0 para os argentinos, por causa da escalação irregular de Carlos Sánchez. Erro da diretoria santista.

Na história da Libertadores, o Santos só caiu antes das quartas em 1984 e 2018, a última por obra de Holan.

Além da inatividade, o argentino terá a lesão de Sandry para resolver. Vinicius Balieiro parece o substituto natural, que não possui a vitalidade do campeão mundial sub-17. Sandry é candidato a ser um meia completo, que desarma, constrói, dá passes para gols e finaliza.

O técnico do Santos, Ariel Holan, durante partida contra o São Paulo no Morumbi - Ivan Storti - 6.mar.21/Santos FC

Vinicius é polivalente, mas menos talentoso.

O Santos terá o retorno de Marinho, mas com ainda mais tempo de inatividade, voltando da Covid-19 e com a grande dúvida se poderá ou não repetir suas melhores atuações do Brasileiro.

O confronto desta terça-feira será extremamente difícil para o Santos.

O San Lorenzo não deverá escalar os irmãos gêmeos Óscar e Ángel Romero, este último fundamental para o Corinthians na conquista do Brasileiro de 2017, com Fábio Carille. A velha piada sobre como diferenciar os gêmeos —o que dominasse bem a bola era Oscar— não cabe.

Mas o time argentino tem outros jogadores especiais, como Palacios e Ramírez.

Na história recente da Libertadores, quatro vezes os brasileiros fracassaram nas fases preliminares aos grupos. O Corinthians caiu contra o Tolima e o Guaraní, o São Paulo contra o Talleres e a Chapecoense contra o Nacional, em 2018.

Prancheta do PVC - 05.abr.21
Santos sem Sandry e com Marinho - Folhapress
Prancheta do PVC - 05.abr.21
San Lorenzo sem irmãos Romero - Folhapress

Renúncia

Renato Gaúcho viaja ao Equador para o Grêmio enfrentar o Independiente del Valle sem considerar Jean Pyerre. Fluminense e São Paulo cogitaram o meia, mas é difícil que contratem. O atleta é cobrado para ter mais participação efetiva. Cobrar faz sentido. Renunciar, não.

Crespo

Uma das razões de Tchê Tchê deixar o São Paulo para o Atlético-MG é o salário, que bateria R$ 480 mil no meio do ano. Outra é a falta de intensidade. Hernán Crespo gosta muito do futebol de Rodrigo Nestor, 20, que tem seu contrato com o clube em vigor apenas até novembro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.