PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Rivalidade entre Flamengo e Palmeiras ainda é virtual

Não há sinais claros de polarização por enquanto, e rixa está mais nas redes que nas ruas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Supercopa do Brasil ainda não tem a tradição dos torneios de abertura de temporada da Europa. Mesmo assim, a edição deste domingo (11), entre Flamengo e Palmeiras, conseguiu a proeza de ser ansiosamente aguardada, num final de semana de Real Madrid x Barcelona e com decisões judiciais que ora liberam, ora proíbem, os eventos esportivos em Brasília.

A rivalidade é inflada por redes sociais, pela fragilidade dos adversários históricos do Flamengo e pela suposição de que rubro-negros e alviverdes terão, no Brasil, a hegemonia de madridistas e catalães, na Espanha.

Não há sinais claros disso, mesmo que os três últimos títulos brasileiros tenham sido conquistados pelos dois desafiantes da Supercopa. Corinthians e Palmeiras ganharam os quatro troféus nacionais mais importantes de 2015 a 2018 e, nem por isso, percebeu-se uma polarização entre os —estes sim— eternos rivais.

A rixa Flamengo x Palmeiras é virtual, porque percebida mais nas redes do que nas ruas.

O antagonista do Palmeiras é o Corinthians, embora o goleiro Oberdan Cattani tenha morrido afirmando que o inimigo é o São Paulo, por ter tentado tomar o Parque Antarctica durante a Segunda Guerra Mundial.

No Rio, o rival do Flamengo é o Vasco e já foi o Botafogo, para uma geração que sofreu com o time de Garrincha e depois de Jairzinho.

Isso não significa que não tenham existido grandes confrontos entre palmeirenses e rubro-negros, tanto os célebres quanto os miseráveis.

A Mancha Verde nasceu da fusão de três facções uniformizadas, com o objetivo declarado de acabar com “a fama de bunda mole da torcida do Palmeiras”. A unidade com a Força Jovem, do Vasco, e a consequente inimizade com Jovem e Raça Rubro-Negra, fizeram parte de um cardápio de brigas de rua.

Conta-se que, no início da década de 1980, uma banca de jornais foi atirada de uma passarela da via Dutra sobre um ônibus de torcedores do Flamengo, a caminho de São Paulo.

A rivalidade boa, do campo de jogo, já deixou registros muito mais memoráveis. Em 1979, o Palmeiras goleou o Flamengo por 4 a 1, no Maracanã, e o massacre ajudou o palmeirense Telê Santana a ocupar o cargo de técnico da seleção, até então do rubro-negro Cláudio Coutinho.

No ano seguinte, o Flamengo devolveu a goleada com juros, metendo 6 a 2 num frágil Palmeiras dirigido por Osvaldo Brandão.

Em 1999, Euller conseguiu em três minutos marcar os dois gols de vantagem que o Palmeiras precisava para eliminar o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil.

No último jogo daquele mesmo ano, Lê marcou aos 38 do segundo tempo e o empate por 3 a 3 deu o troféu da Copa Mercosul aos rubro-negros, dentro do Parque Antarctica.

Acredite: essa foi a única decisão direta de torneio oficial entre Flamengo e Palmeiras.

Disputa pelo alto com dois jogadores do Flamengo e três do Palmeiras
Flamengo e Palmeiras se enfrentam em jogo pelo Brasileiro, em janeiro - Adriano Machado - 21.jan.21/Reuters

A rivalidade das redes sociais já foi alimentada por dirigentes, como quando o presidente Paulo Nobre mandou confeccionar a camisa do título de 2016, com a inscrição “Não deu nem para o cheirinho". Ou quando os jogadores do Flamengo cantaram, após os títulos de 2019, que o Palmeiras não tem Copinha nem Mundial.

Por enquanto, ainda parece apenas uma disputa de um momento específico, causada pela tentativa de dois clubes se sobressaírem, como aconteceu com Flamengo e Atlético-MG, na década de 1980, e Palmeiras e Grêmio, nos anos 1990.

Se a rixa ficará para sempre e se disputas nacionais se tornarão soberanas em comparação com eternas rivalidades estaduais, só o tempo e novos clássicos como o da Supercopa dirão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.