PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa Libertadores 2021

Cuca armou uma arapuca para Abel Ferreira na Libertadores

Técnico do Palmeiras agora precisa de uma novidade para perturbar o do Atlético-MG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A direção do Palmeiras entendeu que não havia necessidade de interferência na polêmica que se seguiu à substituição de Dudu. O técnico Abel Ferreira afirmou que não há jogador mais importante do que a instituição. O atacante postou no Instagram: “Quem está no clube há anos e anos, como eu, sabe muito bem disso”.

Abel não tem histórico de problemas com jogadores, diferentemente de seu mestre, José Mourinho. A competência do atual treinador da Roma nunca foi discutida. Sua liderança, muitas vezes.

O processo de amadurecimento de Abel Ferreira parece exigir-lhe o contrário. É bom de grupo, mas precisa interferir melhor nos jogos.

Hoje, Cuca está mais para José Mourinho do que o jovem seguidor. Por muito tempo, o treinador do Atlético foi acusado de dar curto-circuito no vestiário. O contraponto é sua capacidade de prever ou enxergar o que se passa nos 90 minutos.

O treinador do Galo é dos mais detalhistas do continente - Andre Penner - 21.set.21/AFP

Na terça-feira (21), toda a imprensa sabia que o Galo escalaria o quarteto Nacho, Zaracho, Hulk e Diego Costa. Pouquíssimos julgavam possível o Palmeiras com Felipe Melo e Rony. A surpresa de Abel na formação inicial contrastou com a arapuca armada por Cuca, que puxou Allan para fazer saída de jogo em três homens e escalou seus dois laterais no ataque.

Abel Ferreira chegou ao Allianz Parque sorrindo e anunciando: “Vamos atacar o que eles têm de melhor”. Parecia indicar que Rony jogaria às costas de Arana, e o verbo não deixa dúvidas de que ele não pretendia defender-se, exclusivamente. Não conseguiu agredir.

O Palmeiras tem usado Marcos Rocha como terceiro zagueiro, e Cuca espelhou o sistema. Com os dois laterais como pontas, protegidos por Allan, com Zaracho como volante, em vez de partir da extrema, e Nacho circulando da esquerda para o meio, Arana ficou livre e obrigou Rony a persegui-lo, enquanto Abel pretendia exatamente o inverso.

Houve mérito do Atlético e, mesmo que não se tenha visto beleza na primeira semifinal da Libertadores, é nossa função perceber a estratégia. Obviamente, partidas não são vencidas apenas pelo efeito surpresa. Mas ajuda, quando há muito equilíbrio.

O treinador do Galo é dos mais detalhistas do continente. Recebeu esse reconhecimento de Marcelo Gallardo, ao pé de seu ouvido, na saída do Mineirão, depois de Atlético 3 x 0 River Plate.

O mestre de Abel Ferreira, José Mourinho, sempre foi estrategista. Mesmo acusado de vencer o Barcelona com um ônibus à frente de sua grande área, ganhou o jogo de ida daquelas semifinais de Champions League 2010 atacando o Barça, em Milão.

Também não há dúvida de que Guardiola é mais brilhante do que Thomas Tuchel e, no entanto, perdeu a decisão da Champions League para o Chelsea, num clássico tático que ajuda a nos lembrar que os jogos opacos não são exclusividade da Libertadores.

Mourinho está distante de seus melhores dias, muito em função de os jogadores conversarem entre si e as lideranças inquisitórias não colarem mais.

Razão pela qual Abel Ferreira precisa seguir sem grandes arranhões nas conversas internas de vestiário, seu ponto forte. Mas a decisão de terça-feira exigirá mais.

Abel precisa inovar com uma jogada, uma armadilha, uma novidade que perturbe Cuca. Neste momento das duas carreiras, o técnico do Atlético é melhor nisso.

Abel criou apenas um burburinho, ao anunciar Rony e Felipe Melo como titulares. Parou por aí. Muita gente acertou os 11 atleticanos 24 horas antes de a bola rolar. Ninguém cravou que Cuca mudaria as funções de metade deles.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.