PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Brasil 2021

Athletico está na lista dos grandes do futebol brasileiro

Se diminuir a dependência de Petraglia, clube será candidato a títulos todos os anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não incluir o Athletico na lista dos grandes do futebol brasileiro é parar no tempo. O rubro-negro do Paraná tem chance de conquistar seu terceiro título nacional e o segundo internacional deste século, período em que o Botafogo só conquistou estaduais, e o Vasco, três cariocas e uma Copa do Brasil.

À parte a decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, o Athletico é um dos exemplos de que o equilíbrio persiste no Brasil. A gestão centrada em Mario Celso Petraglia é um risco, mas o próprio dirigente responde: "Estamos preparando a transição para empresa".

A ideia é atrair investidores, abrir capital e, a partir daí, usar o dinheiro para montar grandes times. Até hoje, a construção do centro de treinamento e da Arena da Baixada consumiram muita energia.

Jogadores do Athletico comemoram gol na vitória sobre o Flamengo que valeu ao time paranaense vaga em mais uma decisão - Delmiro Junior/Photo Premium/Ag. O Globo

O Atlético-MG tem outro modelo de administração, com dívida enorme e aportes financeiros do empresário Rubem Menin, da construtora MRV. Ele garante que só recuperará o dinheiro investido nas eventuais vendas dos jogadores que ajudou a contratar. Diz que o Galo tem harmonia política. Não é bem assim.

Uma hipotética mudança do grupo dominante na diretoria pode transformar o amigo em inimigo. Por outro lado, a construção do estádio pode ser a diferença na comparação com o Cruzeiro.

Os sucessos do Atlético e do Athletico mantêm a imprevisibilidade como a maior qualidade dos campeonatos disputados no Brasil. Não que não existam surpresas na Europa, como a eliminação do Manchester City da Copa da Liga Inglesa e a goleada imposta pelo Borussia Mönchengladbach sobre o Bayern mostraram nesta semana.

O Atlético-MG pode ser o nono campeão brasileiro no século 21. No mesmo período, houve seis vencedores na Inglaterra, cinco na Alemanha, quatro na Espanha e três na Itália. A liga espanhola tem o Barcelona em crise, com demissão de Ronald Koeman, e a Real Sociedad na liderança, seguida por Sevilla, Real Madrid e Betis.

Brasilizou a Espanha antes de espanholizar o Brasil.

Não significa que nunca vá haver polarização por aqui. Ainda não há.

O que nos traz de volta ao debate sobre o Athletico. A separação da imprensa esportiva entre os grandes clubes nacionais e regionais remonta à década de 1960.

O título da Taça Brasil do Cruzeiro acendeu o alerta de que havia futebol além da Via Dutra. A partir do ano seguinte, o Torneio Rio-São Paulo, cujo nome oficial era Roberto Gomes Pedrosa, foi ampliado para receber gaúchos, mineiros, paranaenses e, depois, pernambucanos e baianos. O Roberto Gomes Pedrosa cresceu e virou Robertão.

O Cruzeiro, campeão de 1966, forçou o olhar para o Atlético, e este respondeu à altura com o troféu do Brasileirão de 1971. O Internacional se tornou gigante com os vice-campeonatos dos Robertões de 1967 e 1968 e continuou protagonista até ser tricampeão brasileiro na década de 1970. O Grêmio também passou a ser respeitado como gigante no final da década de 1960, apesar de só ganhar um troféu nacional em 1981.

0
O Atlético-MG pode ser o nono campeão brasileiro no século 21 - Pedro Souza - 17.out.21/CAM

Se um mineiro era grande, o outro também era, e isso valeu para os gaúchos. Era como se tivessem preenchido uma ficha de inscrição que paranaenses nunca preencheram.

Dos "doze grandes", nove passaram pela Série B. É cíclico. O Athletico estava na segundona em 2012, mas é dos mais frequentes na parte superior da tabela.

Se fizer a transição para empresa e diminuir a dependência de Petraglia, como ele planeja, o Athletico será candidato a títulos todos os anos, como são Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG e voltarão a ser em breve Corinthians, São Paulo, Grêmio e Internacional.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.