PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Lições do Palmeiras de Abel Ferreira em um ano insano

Português tem maior capacidade de aplicar a teoria à prática do que Jorge Jesus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abel Ferreira mudou o posicionamento de Gustavo Gómez no dia 17 de outubro. Foi a primeira vitória do Palmeiras depois de sete partidas sem vencer e de três jogos sem seu melhor zagueiro, cedido à seleção paraguaia.

No retorno, Gómez passou a treinar e a jogar pela direita, inversão de lado com Luan. Oito dias depois, o Palmeiras venceu o Sport por 2 a 1. Questionado sobre escapadas para o ataque, o técnico português respondeu: "Vocês podem não saber, mas Gustavo jogou como lateral no Milan."

Enquanto parte dos críticos insistiam em dizer que o Palmeiras só tem o contra-ataque, Abel Ferreira aumentava o cardápio tático. O Flamengo é o time com mais gols de contra-ataque no Brasileiro.

Abel Ferreira conquistou no Uruguai o seu segundo título da Copa Libertadores
Abel Ferreira conquistou no Uruguai o seu segundo título da Copa Libertadores - Juan Mabromata/AFP

De um terço dos gols construídos de contra-golpe na época da final da Libertadores contra o Santos, o Palmeiras passou a ter só 12% antes da decisão contra os rubro-negros. Abel Ferreira fez seu time com saída de três homens com Marcos Rocha por trás ou invertendo o lado com Piquerez – foi assim em Montevidéu.

Fez seu time atacar com cinco avantes com o lateral esquerdo na ponta ou com Mayke, como na jogada do primeiro gol, de Raphael Veiga. Ainda há quem não enxergue em Abel Ferreira mais do que o contra-ataque ou a retranca. Que me desculpem os míopes. O português tem estratégia.

Com os mesmos jogadores da derrota para o Fortaleza, montou sistema completamente diferente. Scarpa foi ponta-direita no Castelão, ala esquerdo no Centenário, onde atacou no 3-4-3 e defendeu-se com um 5-4-1.

Defensivamente, era o desenho tático do Chelsea, na final da Champions contra o Manchester City.

Gustavo Gómez fazia a cobertura a Mayke, o marcador de Bruno Henrique, que não conseguiu usar seus dribles e arrancadas. Danilo marcou De Arrascaeta, capaz de criar a jogada do gol de Gabigol dois minutos depois da saída de seu marcador, machucado. Zé Rafael vigiava os deslocamentos de Everton Ribeiro, com Scarpa fechando o corredor do chileno Isla.

Palmeiras no 5-4-1: estratégia
Palmeiras no 5-4-1: estratégia -
A marcação sobre o quarteto do Flamengo
A marcação sobre o quarteto do Flamengo -

Raphael Veiga foi decisivo com o gol e com a marcação de William Arão. Quando recuperava a bola, o Palmeiras jogava.

Abel Ferreira ainda teve a simplicidade de afirmar que Renato é melhor técnico do que ele: "Tem mais títulos." Deixou claro seu agradecimento ao Brasil e explicou por que razão pode ir embora: o calendário insano. "Eu não consigo dar meu melhor."

Um treinador de 42 anos sabe que pode interferir mais nos jogos se puder dar treinos e criar estratégias, em vez de ser cobrado por escalar reservas e perder para o São Paulo, enquanto pretendia apenas treinar uma nova estratégia: "Temos um plano."

Óbvio que há o acaso, que Deyverson não teria marcado se Andreas Pereira não errasse a passada. Mas Deyverson só estava em campo porque Abel respeita o momento de cada jogador. Assim como Breno Lopes, em janeiro, o menino maluquinho marcou na terça-feira anterior à finalíssima da América. Decidiu.

Abel Ferreira não é Jorge Jesus. Seu time é menos espetacular e sua capacidade de aplicar a teoria à prática é maior. Abel tem o repertório teórico.

Não consegue aplicá-lo na insanidade do Brasil.

Se for embora, fará falta. Se não for, não se desenvolverá como pode.

Nós não vamos aprender nunca?

O pior ataque

A vitória sobre o Sport diminui o risco do rebaixamento e permite projetar o time de 2022. O ataque terá de melhorar e ainda se registra o pior desempenho ofensivo são-paulino da história do Brasileiro. Contra o Sport, oito finalizações certas, o segundo melhor índice com Ceni.

Outra rotação

O Corinthians sofreu contra o Athletico, porque o rival é forte. Ganhou pela oitava vez em casa, porque a torcida empurra. Mas a vitória veio no segundo tempo, porque Willian muda a rotação do time. Com ajustes finos, o Corinthians pode ser forte no ano que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.