PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Flamengo

Portugueses têm a teoria e descobrem futebol do Brasil na prática

Conhecimento de Paulo Sousa, cotado no Flamengo, possivelmente faria dele mais uma vítima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De todos os treinadores portugueses de ponta, Jorge Jesus é o mais brasileiro. O menos teórico, menos acadêmico. A distinção dos treinadores de Portugal, ganhadores de 74 troféus em 30 países no século 21, vem da capacidade de unir o conhecimento dos bancos da faculdade ao campo.

Dos que fazem sucesso ao redor do mundo, o mais completo é José Mourinho. De perto, Paulo Sousa. Craque em seus tempos de meio-campista do Benfica e Sporting, campeão da Champions League pela Juventus e pelo Borussia Dortmund, Sousa une o conhecimento de quem foi treinado pelo sueco Sven Goran Eriksson, pelo inglês Bobby Robson, pelo italiano Marcello Lippi e pelo alemão Ottmar Hitzfeld.

Une liderança ao conhecimento tático e à prática de quem foi craque. Tem a paciência necessária para lidar com torcedores e imprensa e, dito assim, deveria ser campeão em todos os lugares por onde passou.

Não foi.

Homem branco grisalho de terno com casaco de frio por cima gesticula em frente ao gramado
Paulo Sousa, técnico da seleção polonesa, em jogo contra a Hungria nas eliminatórias europeias - Aleksandra Szmigiel - 15.nov.21/Reuters

Vencedor na Suíça e em Israel, teve no Basel seu maior sucesso, ao eliminar o Liverpool na fase de grupos da Champions League, em 2014. No ano seguinte, assumiu a Fiorentina. Chegou à liderança da Série A ao golear a Internazionale, em Milão, por 4 a 1. Primeiro colocado por cinco rodadas, terminou em quinto lugar.

Sua Fiorentina fazia saída de jogo com três homens, jogava no 3-4-2-1, sistema igual ao usado por Jorge Jesus no atual Benfica (veja ilustrações).

Paulo Sousa é aqui citado porque pode ser o novo treinador do Flamengo. São cinco portugueses avaliados. Paulo Fonseca prefere esperar a Inglaterra, Jorge Jesus provavelmente permanecerá no Benfica, Rui Vitória não foi bem no Spartak, Carvalhal tem multa de 2,5 milhões de euros (R$ 16 milhões) para sair do Braga e Paulo Sousa pode se desvencilhar facilmente da seleção da Polônia.

Seria um privilégio ter Paulo Sousa no Brasil. Acrescentaria conhecimento, e isso, possivelmente, faria dele mais uma vítima. Se o maior déficit deste país está na educação, é justamente a teoria o que não nos conquista. Não é casual o encanto com Jorge Jesus, o mais empírico dos grandes técnicos de Portugal.

Desde a saída do Flamengo, o treinador campeão da Libertadores de 2019 também mudou. Gostava de escalar suas equipes com linha de quatro defensores. Passou a três zagueiros e a defender no 5-4-1. O Benfica se assemelha ao Palmeiras de Abel Ferreira, do ponto de vista tático.

Jorge Jesus é ofensivo. Não mais do que Paulo Sousa, que fazia a Fiorentina jogar agrupada, abria o campo com seus alas e chegava ao ataque com trocas de passes.

Os treinadores do exterior têm contribuído com ideias e sistemas de jogo. Mas nós, imprensa e torcida, parecemos pouco dispostos a ouvir. A lista dos que chegaram e partiram tem 14 nomes: Jorge Jesus, Jorge Sampaoli, Eduardo Coudet, Miguel Angel Ramírez, Diego Aguirre, Antonio Oliveira, Jesualdo Ferreira, Ariel Holan, Hernán Crespo, Diego Dabove, Rafael Dudamel, Domènec Torrent, Ramón Díaz e Sá Pinto.

Rebaixado pelo Sport, Gustavo Florentin seguirá na Série B. Em três temporadas, 18 estrangeiros passaram por times da Série A de 2022. Restam Vojvoda, Gustavo Morínigo e Abel Ferreira.

Os portugueses têm a teoria e descobrem o futebol do Brasil na prática. Não adianta nos trazerem espelhos, como os descobridores. Não queremos olhar para nossos próprios defeitos.

Campinho PVC 2012
Campinho do PVC 20.dez.2021 - PVC

Futuro do Cruzeiro

Ronaldo não mudou a história do Valladolid. Nem para melhor, nem para pior. Na Espanha, às vezes é acusado de ausente. Este não poderá ser seu pecado no Cruzeiro. Empresário investir no Brasil é excelente notícia. Se o Cruzeiro será um sucesso é ainda duvidoso.

Risco para o Corinthians

O Benfica e Jorge Jesus tentam a contratação de João Victor, do Corinthians. De tudo o que deu certo no Parque São Jorge, o zagueiro é dos melhores. O Corinthians não deve correr o risco de contratar veteranos e vender revelações. O ideal é manter seu melhor zagueiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.