PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu
PVC

Palmeiras estreia no Campeonato Paulista olhando o Mundial

Neste momento, esqueça ganhar ou perder no torneio estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​O Palmeiras estreou em Novo Horizonte, para a maratona que pode ser de 83 partidas nos próximos nove meses e meio, média de uma partida a cada 2,9 dias. A Copa do Brasil fará a loucura do calendário brasileiro ficar um pouco pior.

Nessas circunstâncias, o Palmeiras estreou na temporada e repetiu, pela primeira vez, a formação tática da vitória sobre o Flamengo, na final da Libertadores.

Scarpa como ala esquerdo, Piquerez de terceiro zagueiro, defesa com linha de cinco zagueiros, construção no 3-4-3, Dudu, Raphael Veiga e Rony como atacantes.

Zé Rafael celebra com colegas gol do Palmeiras contra o Novorizontino - Palmeiras/Divulgação

A repetição do sistema vencedor contra o Flamengo pode ser, também, ensaio para enfrentar o Chelsea, que normalmente atua num sistema igual. Só que os azuis de Londres ganharam o clássico contra o Tottenham, no domingo (23), com Azpilicueta de lateral direito, sistema com linha defensiva de quatro homens, diferente do que é tradicional.

Em teoria, Thomas Tuchel mudou o desenho apenas para se acomodar ao sistema do Tottenham.

O Chelsea não está nem aí para o Palmeiras.

Até porque ainda não existe agenda para Palmeiras x Chelsea. O time de Abel Ferreira terá de vencer Monterrey ou Al Ahly se quiser jogar contra os campeões da Champions League, numa hipotética final de Mundial. Mas é para o torneio da Fifa, em fevereiro, que o Palmeiras se prepara.

Usar a estratégia vencedora no Uruguai é, ao mesmo tempo, uma homenagem e um planejamento. Homenageia os campeões, planeja o próximo desafio. Em tese, o sistema tático da final da Libertadores pode ser ideal para o eventual jogo contra o Chelsea.

A atuação palmeirense em banho-maria era mais do que esperada, pelo calor em Novo Horizonte e pela primeira atuação depois de 45 dias. Importante ouvir as instruções. Antes da primeira parada técnica, Abel pediu para Dudu jogar mais aberto pela direita. Nessa nova função, o camisa 7 marcou o segundo gol, no comecinho do segundo tempo.

Contra o Flamengo, Abel pediu e viu Dudu puxar Filipe Luís para o meio, abrir o corredor para Mayke oferecer o passe para o gol de Raphael Veiga.

No fim da primeira etapa, o Palmeiras fez 1 a 0 em chute de fora da área de Zé Rafael, com Rony fazendo o pivô.

À medida que a atuação contra o Novorizontino foi se tornando insossa, ficou claro que Abel Ferreira poderia mudar. Testou Atuesta, Wesley e Gabriel Veron.

Esquema tático representa a formação do Palmeiras em 3-4-3
Jogando no 3-4-3: Scarpa como ala - Folhapress
Esquema tático representa a formação do Palmeiras em 5-4-1
Defendendo no 5-4-1: Rony centroavante - Folhapress

Neste momento, esqueça ganhar ou perder no estadual. O Palmeiras se prepara para o Mundial.

Se o rival da semifinal for o Al Ahly, o sistema se espelhará com o dos egípcios. Os mexicanos do Monterrey jogam no 4-1-4-1. Contra o Chelsea, o sistema atual está espelhado, desde que Thomas Tuchel repita o que tem realizado e não o que mostrou contra o Tottenham.

Quem conhece Abel Ferreira sabe que ele está montando a equipe para a temporada, mas com os olhos primeiramente no dia 8 de fevereiro. Tem algum palmeirense diferente?

As coisas funcionaram, mas os olhares estão nos jogos de fevereiro.

Diferentemente do ano passado, quando estreou no Mundial oito dias depois de ganhar a Libertadores, agora o Palmeiras treina e se prepara para os compromissos contra Monterrey, ou Al Ahly, e, talvez, contra o Chelsea.

TÉCNICO VENCEDOR

Alex é vice-campeão brasileiro sub-20 e semifinalista da Copa São Paulo, pelo São Paulo. Já é um vencedor, sem títulos. Diz: "Eu acredito muito nos treinos". Era assim como jogador. Agora, pense. Os times do Brasil podem fazer 83 jogos em nove meses e meio.

SEM CANTILLO

Tudo bem, é estadual. Pelo calendário atual, não é uma tragédia. Mas a temporada do Brasil começa numa data Fifa. Cantillo seria titular do Corinthians e não jogará, convocado pela seleção colombiana. Só para lembrar: quando jogam seleções, time brasileiro não pode jogar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.