PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu

Rogério Ceni precisa confirmar seu talento neste ano

Técnico segue sendo o mais promissor do Brasil, mas insiste em homens de confiança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O investidor John Textor, do Botafogo, faz questão de dizer que não se preocupa em ganhar o próximo jogo. Não se incomodaria com uma derrota, em vez da vitória conquistada neste domingo (30) contra o Bangu.

Disse também que não gosta da ideia de contratar jogadores por terem trabalhado com o técnico em outros lugares. Quer ver o scout, a estatística.

Futebol não é tão exato quanto o beisebol, mas olhar os números ajuda muito.

Rogério Ceni ainda não conquistou uma vitória pelo São Paulo na temporada 2022
Rogério Ceni ainda não conquistou uma vitória pelo São Paulo na temporada 2022 - Mauro Pimentel - 22.mai.21/AFP

Rogério Ceni segue sendo o mais promissor técnico do Brasil. Mas vai na contramão. Incomodou-se com negociações que não deram certo, a ponto de citar o caso de David, que não acertou com o São Paulo e foi negociado com o Internacional.

David foi jogador do Fortaleza, sob o comando de Rogério, em 2020. Excelente jogador. Mas a cobrança do treinador sobre a direção parece indevida. David não poderia ser contratado apenas por ter jogado sob o comando de Rogério.

Até mesmo porque o atual treinador do São Paulo saiu do Flamengo sob argumentos de que pretendia trazer jogadores com quem trabalhou no Fortaleza, em detrimento das análises de desempenho. Nomes citados foram os do goleiro Felipe Alves. Também de David, o mesmo atacante que pretendeu treinar no Morumbi.

O São Paulo foi irregular nos dois primeiros jogos da temporada. Perdeu do Guarani, empatou com o Ituano, manteve a estrutura tática com linha de quatro homens, um volante, quatro armadores atrás de um avante. Do jogo contra o Guarani para o Ituano, trouxe Alisson para o lado esquerdo, com Patrick por dentro.

No segundo tempo contra o Ituano, Alisson já tinha voltado a ser o meia direita, com Patrick aberto na esquerda. As decisões táticas podem dar certo. Nenhuma das opções de Rogério é absurda.

Mas, por ora, o time não anda. Ok, é apenas o segundo jogo da temporada. É necessário ter calma.

Todo mundo imagina ver o time de Rogério vencendo. Mais do que isso, jogando bem. O São Paulo não consegue fazer isso ainda.

O time precisará se confirmar competitivo nas estreias da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Tempo para Rogério estruturar a equipe, brigar pelos títulos relevantes. Não importa ter perdido para o bom time do Guarani e empatado com o campeão da Série C, o Ituano. Importa melhorar.

Mas é de se perguntar por que o técnico que, supostamente, pode ser o mais moderno do Brasil, precisa indicar e cobrar contratações de jogadores com quem trabalhou. Por que não ser parceiro da diretoria e compreender que não se conseguiu o jogador de velocidade que pretende. E, na sequência, procurar pelas estatísticas, à moda John Textor, as soluções para ter a equipe capaz de vencer o Brasileiro?

O que há algum tempo era novo, jovem, hoje é antigo...

A frase é de Belchior, em 1975.

Núcleo de Imagem

Rogério precisa ser o novo. Faz cinco anos que se espera isso dele. Foi campeão brasileiro pelo Flamengo, fez bom trabalho no Ninho do Urubu, saiu criticado injustamente, mas se iguala aos demais com trocas seguidas de clube e cobranças semelhantes às de treinadores do passado.

Quem sustentará a carreira de Rogério Ceni, como de qualquer grande treinador no mundo, serão os craques com quem trabalhar. Não serão seus homens de confiança.

Duas semanas

O Palmeiras disputou três partidas no ano, com três formações diferentes, mas com uma carta de intenções de Abel Ferreira. A semifinal do Mundial será de construção de jogo, como contra Ponte Preta e São Bernardo. Contra o Chelsea, se houver, será jogo de estratégia. Surpresa.

Seleção

O Brasil precisa jogar bem contra o Paraguai, nesta terça-feira. Não se trata da confiança do grupo, que acredita no trabalho feito por Tite. Trata-se de mostrar ao país que o time pode fazer uma grande Copa. O time precisa ser um pouco mais solto, como foi contra o Uruguai.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.