PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu
PVC

Tite tem mais convicções do que contradições

Fazer as coisas certas não garante sucesso, mas a seleção tem um caminho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira convocação de Tite no ano da Copa do Mundo expõe o nó que o técnico da seleção precisa desatar, entre jogadores que julga indispensáveis e outros que o dia a dia grita que precisam jogar: Vinicius Junior e Paquetá.

Tite foi rápido ao perceber o crescimento de Paquetá e fez dele o seu grande curinga. Não foi tão veloz com Vinicius Junior, mas é justo dizer que a crítica brasileira também demorou para acreditar que o atacante do Real Madrid alcançaria tão rapidamente o protagonismo que alcançou.

O erro de Tite foi não tê-lo convocado para as partidas de novembro, contra Colômbia e Argentina. A correção se deu em tempo pelo corte de Firmino. Todo o mundo se lembra de que Vinicius não estava na convocação inicial, em novembro. Pouca gente fala que ele foi titular contra a Argentina.

Mais do que isso, o nome de Vinicius Junior esteve em todas as listas de 2021.

Tite foi rápido ao perceber o crescimento de Paquetá e fez dele o seu grande curinga; com Vinicius Junior, nem tanto - Juan Mabromata - 16.nov.21/AFP

O contraponto está em Coutinho e Daniel Alves. Procura-se contradição no técnico da seleção. Mais fácil enxergar convicção. Ele só não pode morrer abraçado com os dois, mas tenta até a última gota contar com ambos, capazes de fazer a transição experiência-juventude.

Do ponto de vista teórico, seria ótimo ter Daniel na lateral direita, porque nenhum lateral jogou o que ele mostrou na Copa América de 2019. Acontece que isso já faz três anos!

A dúvida, se Daniel será capaz de repetir seu mais alto nível, poderia provocar a renúncia ao teste. Tite não renuncia. Aposta.

Se não der certo, Danilo e Emerson vão ao Qatar.

Coutinho é diferente, porque não joga em alto nível desde 2018. Foi campeão da Champions League de 2020 pelo Bayern, disputando todas as partidas, cinco como titular, seis saindo do banco. Ops... Olha a contradição do analista... Como Coutinho não joga em alto nível desde 2018 se disputou todas as partidas de uma Champions League que venceu!?

Se Tite estiver certo e Coutinho for à Copa, não precisará ser titular. Poderá ajudar, como fez no Bayern.

Tite tem mais convicções do que contradições.

Todo treinador tem as suas. Em abril de 2002, o Barcelona avisava a CBF de que Rivaldo não tinha condição física de jogar a Copa do Mundo. Ronaldo não entrava em campo pela Internazionale. Felipão bateu no peito, tirou Romário e incluiu os dois lesionados. Ganhou a Copa.

Não dá para prever o futuro olhando para o passado.

Na entrevista coletiva que concedeu depois da convocação, Tite incluiu o Brasil na prateleira mais alta dos candidatos ao título. Só faltava dizer que vai à Copa como azarão.

O dia do susto foi 7 de outubro de 2021, quando a seleção suou sangue para ganhar da Venezuela, de virada, em Caracas, num dia em que França e Bélgica deram aula de futebol ofensivo. Mas a análise de Tite vai exatamente na direção de uma época em que dez seleções podem ganhar ou perder umas das outras.

A Itália foi campeã da Europa em julho e perdeu a vaga direta para a Copa do Mundo para a Suíça. Portugal foi derrotado em casa pela Sérvia. O Brasil é uma das dez seleções capazes de trazer a taça no final do ano. Assim como França, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Argentina e Alemanha. Itália e Portugal entrarão nesse grupo não tão seleto se avançarem da repescagem.

A Holanda pode até ganhar, mas a aposta é na bagunça, com três técnicos nos últimos quatro anos.

Fazer as coisas certas não garante sucesso. Mas a seleção tem caminho, até ao afastar Renan Lodi por não ter tomado a vacina.

Se Tite não fizer tudo certo até a Copa, pelo menos faz coisas que gostaríamos de ver em Brasília.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.