PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Vinicius Junior pode motivar Neymar a retomar sua melhor forma

A seleção brasileira precisará dois dois juntos para tentar ganhar a Copa do Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vinicius Junior não está pronto. No jogo contra o Valencia, aos 28 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Alaba conduziu a bola pela esquerda e o lateral Mendy enfiou-se como meia. Recebeu e tocou de primeira para o brasileiro. Inteligente, passou pelo lateral e, ao perceber a aproximação de um zagueiro, preferiu o passe ao chute.

Decisão errada.

Faltava meia hora para a jogada mais bonita da vitória do Real Madrid sobre o Valencia. Golaço de Vinicius!

Até jogadores maduros tomam decisões equivocadas e Vinicius melhora a cada dia. Mas precisa de apoio dos mais experientes. No Real Madrid, é Benzema. Na seleção, será Neymar.

Será?

Vinicius Junior domina a bola na vitória do Real Madrid sobre o Valencia
Vinicius Junior domina a bola na vitória do Real Madrid sobre o Valencia - Gustavo Valiente/Xinhua

Neymar está prestes a completar 30 anos e toma tantas decisões certas, dentro de campo, quanto a maturidade permite. Em compensação, o que resolve fazer fora de campo causa uma quantidade de controvérsias desnecessárias para o atleta –talvez boas para a celebridade.

Falem mal, mas falem de mim... Pode ser bom para quem precisa de cliques. Mas Neymar necessita mais de gols e assistências do que de likes.

Isso à parte, é possível que retorne de seu processo de recuperação do tornozelo e de benfeitorias à alma, em Mangaratiba, para uma temporada de grandes atuações pelo Paris Saint-Germain. Ele fez exatamente isso em 2020. Passou dois meses em sua casa, no litoral fluminense, e saiu da desintoxicação para brilhar nas finais da Champions League.

Mesmo assim, é questionável que o PSG permita que seu astro se recupere em Mangaratiba. O italiano Verratti e o francês Kimpembe poderiam?

O ano da Copa do Mundo começa com encanto por Vinicius e desencanto com Neymar e pode terminar de maneira inversamente proporcional. O Brasil precisará dos dois juntos para tentar ganhar a Copa do Mundo e isso exigirá de Tite um esforço para perceber quem pede passagem nesta reta final de trabalho.

No Real Madrid, Vinicius é ponta, atacante. Na seleção, pode precisar trabalhar taticamente pela esquerda, para liberar Neymar pelo centro. Fundamental haver essa passagem de geração para geração, que pode contar também com Phillippe Coutinho, se alcançar sua recuperação pelo Aston Villa.

Folhapress

Essa transferência de experiências faltou da turma de Kaká, Ronaldinho e Adriano para a de Neymar. Lembre-se de que, antes da Copa do Mundo de 2014, Kaká convivia com dores e Ronaldinho e Adriano haviam desistido do esporte de alta performance. Por isso, Felipão desistiu dos dois.

O resultado foi a aposta em meninos de 21 anos, Neymar e Oscar. Desta vez, pode ser possível unir o craque do Paris Saint-Germain ao novato do Real Madrid. O vigor de Vinicius Junior pode até mesmo motivar Neymar a voltar à sua melhor forma.

Até porque, muito antes da Copa do Mundo, com início previsto para 21 de novembro, haverá um duelo de oitavas de final de Champions League entre Real Madrid e Paris Saint-Germain. Jogo da ida em 15 de fevereiro, na França, a volta em 9 de março, no Santiago Bernabéu.

Hoje, o astro do PSG é Mbappé, mesmo com Messi prestes a conquistar seu sétimo prêmio de melhor do planeta. No Real Madrid, é Benzema. Mas não descarte que o duelo de 9 de março tenha Vinicius e Neymar brigando para mostrar quem é o melhor jogador brasileiro do momento.

Que seja uma dupla, em novembro.

Tricolor novo

Os acertos com Rafinha, Patrick e Nikão dão experiência para uma geração talentosa, de Gabriel Sara, Rodrigo Nestor e Igor Gomes. Rogério Ceni agora tem material humano para formar um time forte e brigar pelos principais títulos. A ver como fará.

Endrick

O garoto tem 15 anos. Calma! A grande novidade da promessa palmeirense da Copa São Paulo é que há formação de centroavantes em curso. Enquanto Palmeiras e Corinthians procuram um jogador da posição sem conseguir encontrar no mercado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.