PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu
PVC

Neymar perdeu prazo com qataris, mas ainda pode apostar no Qatar

Atleta voltou de lesão há três semanas e tem chance de jogar melhor na Copa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Tite convoca nesta sexta-feira (11) 26 jogadores para as últimas rodadas das Eliminatórias. A lista será divulgada dois dias depois de o planeta ter assistido às atuações de gala de Mbappé, no primeiro tempo, e Benzema, na segunda etapa, em Real Madrid 3 x 1 Paris Saint-Germain.

A França é a melhor seleção do planeta.

Paris não consegue ter o melhor time.

Sempre sonhou ter.

O jornalista francês Gabriel Hanot inventou a Copa dos Campeões da Europa, em 1955, depois de ler nos jornais ingleses que o Wolverhampton era campeão mundial, apenas por ter vencido um amistoso contra o Honved, da Hungria.

Hanot contestou e escreveu que seria necessário criar um torneio mais representativo. A Copa da Europa nasceu assim, com a esperança francesa de ganhar.

França, de Benzema e Mbappé, tem a melhor seleção - Franck Fife - 15.fev.22/AFP

A França venceu duas Copas do Mundo depois disso e só uma Champions League, em 1993, com a corrupta gestão do senador Bernard Tapie no Olympique de Marselha.

Em 1986, o empresário Jean Luc Lagardere decidiu iniciar um projeto de expansão do Racing de Paris e transformá-lo em campeão europeu em cinco temporadas com o apoio da fábrica de carros Matra.

Qualquer semelhança não é mera coincidência.

O PSG contratou Neymar para ganhar a Champions em cinco anos. O prazo se esgotou.

Nestas cinco temporadas, o PSG conviveu com problemas diversos. Desavenças entre Neymar e Cavani, solucionadas durante a temporada 2017/18, a mesma concluída com eliminação para o Real Madrid, nas oitavas de final.

O técnico Unai Emery era acusado pelo vestiário de beneficiar os jogadores com quem conseguia se relacionar, o baixo clero, como Lo Celso, Berchiche e Rabiot, em vez de valorizar personalidades fortes de Draxler, Neymar, Mbappé e Cavani.

O primeiro técnico do PSG contratado com dinheiro do Qatar foi Carlo Ancelotti. Na chegada, espantou-se com a falta de disciplina. Os jogadores iam para casa no final da manhã, em vez de passar o dia trabalhando no centro de treinamento, como no Chelsea ou no Milan.

Em 2020, o PSG chegou à final, após Neymar fazer sua recuperação física em sua casa, em Mangaratiba. Até hoje, Neymar tem o direito de se recuperar em sua mansão. No Barcelona, não era assim.

Na Catalunha, Neymar não se machucava e era algoz do PSG, melhor em campo nos 6 x 1 do Barça, que liquidou os franceses nas oitavas de final de 2017. Neymar estava mais leve e mais rápido do que mostrou estar em Madri.

Preocupação para Tite e para a seleção brasileira.

Neymar já foi mais leve e mais rápido do que mostrou estar - Javier Soriano/AFP

​​Neymar teve ótima atuação no primeiro tempo contra o Real, foi bom coadjuvante de Mbappé. Na segunda etapa, sumiu. Brilharam Benzema e Modric. Vinicius Junior foi um bom jogador secundário, com participação indireta nos três gols.

Marquinhos, Militão, Rodrygo, Vinicius e Neymar estavam em campo no Bernabéu e podem estar na Copa do Mundo, daqui a oito meses.

No Qatar, haverá entre sete e nove seleções com chance de título. O Brasil está entre elas, mas há momentos em que a aparência é de abismo entre o nosso nível e o deles.

Um deles aconteceu em outubro, quando a seleção sofreu para virar um jogo contra a Venezuela, horas depois de vitória espetacular da França sobre a Bélgica, pela Liga das Nações. Outro, com a comparação de Neymar com Benzema, Modric e Mbappé no magnífico Real Madrid 3 x 1 Paris Saint-Germain.

Neymar voltou de lesão há três semanas, depois de passar 78 dias no estaleiro. Pode jogar melhor na Copa.

Mas atenção!

Faz cinco anos que os qataris acreditam em Neymar. Neymar tem apenas oito meses para apostar no Qatar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.