PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu
PVC

Palavras não se curam, certas ou erradas

Elogio com desprezo feito por Guardiola deixa Simeone magoado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diego Simeone parecia magoado, na entrevista coletiva depois da eliminação da Liga dos Campeões, na quarta-feira (13): "Muitas vezes, quem tem um grande léxico é muito inteligente e te elogia com desprezo". Ninguém duvida de que o texto tenha Josep Guardiola como endereço.

"Seja na pré-história, hoje ou daqui a 100 mil anos, será sempre difícil atacar um 5-5-0. Não há espaços." Assim, o catalão explicou a dificuldade de superar a defesa do Atlético, na vitória por 1 a 0, jogo de ida das quartas de final, na terça-feira (5).

Um elogio com desprezo.

Palavras não se curam, certas ou erradas.

Esta frase é da canção "Palavras", de Marcelo Fromer e Sérgio Britto, do disco Õ Blésq Blum, Titãs, 1989.

"Quem tem um grande léxico é muito inteligente e te elogia com desprezo", observou Simeone, claramente referindo-se a Guardiola - Phil Noble - 5.abr.22/Reuters

Há três anos, Jorge Jesus usou o verbo descansar de uma forma a fazer a imprensa brasileira decidir que aquilo era uma lição de futebol: "Por que isso de descansar? Isso não existe. Tem quinta, sexta, sábado para descansar. Domingo para correr!".

Jorge Jesus comandou o Flamengo 57 vezes e só repetiu oito vezes seu time base, inesquecível: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Éverton Ribeiro, Gerson e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol venceram seis jogos, empataram um e perderam do Liverpool, na prorrogação.

Na quarta-feira (13), horas depois de Simeone lamentar os elogios depreciativos construídos pelo léxico de Guardiola, o treinador corintiano Vítor Pereira deu uma entrevista limpa e certeira. Falou sobre a boa atuação de Fábio Santos e explicou sua substituição pela fadiga. Disse que Paulinho já tinha jogado 45 minutos contra o Botafogo e já não suportava igual. Afirmou que Du Queiroz não teve a frescura de que é capaz, por ter disputado 90 minutos no Rio de Janeiro. "Já percebi que nós, para termos uma equipe competitiva daqui a três dias, vamos ter de mudar muitos jogadores."

Nem Jorge Jesus nos ensinou lições definitivas, nem Vítor Pereira diz verdades absolutas. O Flamengo tinha quatro titulares acima de 30 anos, o Corinthians pode ter oito, se escala Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Paulinho, Renato Augusto, Jô e Willian.

Tudo com todas as letras.

Existe uma diferença nas entrevistas coletivas. Algumas divertem e, espremidas, não trazem nenhum conteúdo. Outras falam do jogo. Paulo Sousa, Vítor Pereira e Abel Ferreira conseguem isso.

Não são os únicos. Tite e Mano Menezes, também. Às vezes, acusados de monocórdicos. Azar de quem não gosta de escutar diálogos sobre futebol. Uma função do jornalista é ouvir respostas, longas ou curtas, chatas ou instigantes.

Depois de vencer o Talleres, o técnico do Flamengo, Paulo Sousa, replicou uma pergunta, que já trazia a resposta embutida, e deixou claro que o sistema tático que pareceu inédito para uma parte dos repórteres já tinha sido usado muitas vezes antes.

O desempenho, os deslocamentos, as inversões de posições podem ter acontecido melhor, Bruno Henrique se aproximou de Gabriel mais vezes, mas o sistema era o mesmo, utilizado muitas outras vezes.

Guardiola é o melhor técnico do mundo, mas mentiu ao dizer que o Atlético de Madrid jogou num 5-5-0. Foi apenas o encaixe defensivo de um momento da partida.

Palavras não são frias, palavras não são boas, os números pros dias, os nomes das pessoas, cantam os Titãs. Sistemas têm nomes, e 5-5-0 não é um deles, ensina Marcelo Bielsa em suas palestras.

Pep costumava chamar 4-3-3, 4-4-2 e 3-5-2 de listas telefônicas. Logo ele...

Mentiras sinceras não interessam.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.