PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Brasil não entende lições de derrotas no futebol

Nós, brasileiros, julgamos normal trocar seis técnicos em cinco rodadas de campeonato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Palmeiras só empatou com o Fluminense e escalou seus titulares porque Abel Ferreira tenta campanhas fortes tanto na Libertadores quanto no Brasileiro. Quando a vitória não vem, as críticas aparecem. Não há receita pronta. Mas a cada escalação em que poupa jogadores importantes, Vítor Pereira é criticado.

Contra o Deportivo Cáli, os debates pós-jogo discutiam por que Willian ficou no banco. Ora, porque disputou 90 minutos contra o Boca Juniors e 87 contra o Fortaleza. E porque teve desgaste muscular, como explicou o técnico português em sua entrevista coletiva, depois do empate por 0 a 0 na Colômbia.

Tudo entendemos na vitória. Quase nunca nos tropeços. O desabafo de Pep Guardiola depois de perder para o Real Madrid evidencia que não é só aqui. Por outro lado, sua permanência no cargo depois de tomar a virada nos dois minutos finais mostra que há diferenças em relação ao entendimento sobre o tempo e o limite do trabalho:

"O que aconteceu aqui foi futebol", disse Guardiola. "Perguntam se faltou caráter ao nosso time. Se o chute de Grealish, salvo por Mendy sobre a linha, tivesse entrado, ninguém perguntaria. Aí, teríamos caráter. Quando Ederson salva a última bola contra o Atlético de Madrid, não nos falta caráter. O que houve aqui hoje não foi falta de caráter. Foi futebol."

Pep Guardiola lamenta lance da semifinal da Champions League entre Real Madrid e Manchester City - Paul Ellis - 4.mai-22/AFP

O depoimento de Guardiola é importante ao final de uma semana em que só se discutiu se Jorge Jesus poderia voltar ao Flamengo porque Paulo Sousa é questionado por não fazer seu time ser brilhante em todas as partidas. Sousa tem 24 jogos; Guardiola tem 348.

Pep chegou ao Manchester City com a missão de ganhar a Champions League. Ganhou três vezes o Campeonato Inglês, foi finalista de uma Liga dos Campeões e semifinalista de outra. Não venceu ainda. Guardiola segue sendo o melhor técnico do mundo, o mais transformador, ainda que uns possam preferir Jurgen Klopp, outros Carlo Ancelotti.

Segundo Rodrygo, o mito italiano, único vencedor das cinco grandes ligas europeias, próximo de conquistar sua quarta Champions, Ancelotti colocou-o na semifinal aos 23 do 2º tempo, dando a seguinte instrução: "Vá lá e tente transformar o jogo."

Poxa, professor... Só isso?

A proposta indecente de Jorge Jesus, que passou as últimas semanas no Rio dizendo em grandes e pequenas rodas que quer voltar ao Flamengo e espera até o dia 20, produziu comparações com Abel Ferreira. Não é preciso arruinar o trabalho de um para elogiar o de outro.

Abel e Paulo Sousa são frutos da mistura lusitana, entre a academia e a prática do campo. Jorge Jesus é o mais empírico dos portugueses. O mais brasileiro, o que não lê e não pretende ler teorias de futebol moderno. Por outro lado, Jesus foi o mais impressionante, com os 83% de aproveitamento nos 58 jogos no Flamengo.

Ninguém vai tirar de Jorge Jesus o impacto de sua passagem pelo Flamengo. Isto não exclui a falta de ética flagrada na semana passada. O ex-técnico do Flamengo admira Johan Cruyff. Abel Ferreira tem José Mourinho como referência. Os dois têm importância para aumentar a cultura tática do futebol no Brasil.

Nós, brasileiros, é que somos maus alunos e julgamos normal trocar seis técnicos em cinco rodadas de campeonato.

Campinho PVC 0905
Núcleo de Imagem

A lista de Tite

Rodrygo já era admirado por Tite por sua inteligência de jogo. A capacidade de ser decisivo em jogos fundamentais, como na rodada do título espanhol do Real Madrid e na semifinal da Champions League, pode asfaltar a convocação para a Copa do Mundo.

E se...

E se fosse no Brasil que Guardiola perdesse a semifinal da Champions da maneira como aconteceu? E se Marcelo Gallardo perdesse por um time brasileiro, como perdeu a final da Libertadores de 2019 para o Flamengo e a semifinal de 2020 para o Palmeiras? Os trabalhos seriam mantidos?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.