Rafael Muñoz

Economista líder para o Brasil do Banco Mundial, já trabalhou para a instituição na Ásia e na África.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rafael Muñoz

Impacto da pandemia nos pequenos negócios foi forte, mas há motivos para retomada

Banco Mundial realiza pesquisa em 51 países; no Brasil, ocorre em São Paulo e no Ceará

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pandemia da COVID-19 e as medidas preventivas de distanciamento social geraram um choque sem precedentes sobre o setor privado no Brasil e no mundo, ameaçando o crescimento presente e futuro do país, o emprego formal, e a redução da pobreza e da desigualdade.

Esse choque tem impactado as empresas simultaneamente por vários canais. O primeiro canal é um choque negativo sobre o consumo final, acentuado pelas restrições impostas pelo confinamento, que pode perdurar ao longo do tempo em alguns setores devido ao receio dos consumidores.

O segundo, é um choque pelo lado da oferta; com redução na disponibilidade de mão de obra e uso de infraestrutura física, uma vez que algumas empresas tiveram que permanecer fechadas durante o lockdown, trabalhadores foram afastados por motivo de doença, fechamento de escolas ou creches ou restrições relacionadas à sua mobilidade.

As empresas também estão enfrentando escassez de insumos e matérias primas que podem acarretar na diminuição do seu faturamento.

O terceiro canal está relacionado com a forte incerteza econômica que pode gerar menos investimentos correntes e menor propensão dos investidores para realizar investimentos em inovação e capacidade produtiva.

Para medir esses impactos o Banco mundial está realizando a pesquisa Business Pulse Survey em 51 países em todas as regiões do mundo, sendo 26 com o mesmo questionário. O esforço resultou na entrevista a mais de 100,000 negócios.

No Brasil, a pesquisa está sendo implementada nos estados de Ceará e São Paulo. No estado de São Paulo, mais de 1500 pequenos negócios – MEI, micro e pequenas empresas - foram consultados em parceria com o SEBRAE-SP. Nesta coluna destacamos os resultados do choque inicial que foram medidos em duas rodadas da consulta em junho e julho.

Como era de se esperar, o impacto negativo foi forte e com maior força nas MEIs e nas empresas do setor de serviços. O choque inicial representou uma queda média de 53% no faturamento das empresas.

Em termos comparativos, e considerando 44 países com dados disponíveis, o Brasil está em vigésimo sexto lugar com queda média no faturamento inferior a países dos BRICS, como a África do Sul e a Índia, e também à maioria dos países da África, mas com queda superior aos países da Europa.

Comparando regionalmente, o impacto no Brasil é próximo do observado em países como Guatemala, Honduras ou El Salvador, e menor que o México, país que apresentou uma redução média de -56% do faturamento.

O impacto negativo foi mais forte sobre o faturamento nas empresas lideradas por mulheres. A variação média do faturamento apresentou uma diferença de 9 pontos percentuais entre as empresas lideradas por mulheres e homens, mesmo controlando por características observáveis da empresa como porte, setor, região e idade.

Já o impacto sobre o emprego e a probabilidade de ficar fechadas no início da pandemia foi similar entre empresas lideradas por homens e mulheres. Isso significa que apesar de estarem associadas a um choque maior em faturamento, empresas lideradas por mulheres foram mais resilientes, na média, do as empresas similares lideradas por homens; provavelmente devido a uma diferente abordagem em termos de gestão.

A análise indica também alguns elementos positivos que antecipam uma retomada econômica potencialmente mais rápida e sustentável. Por exemplo, entre as empresas que permaneceram ativas no mês de julho, e ajudado pela Medida Provisória 936, constata-se, que a maioria delas conseguiu manter os funcionários durante os primeiros meses da pandemia com ajustes em salários e horas trabalhadas, o que permitiu conter as demissões em larga escala até o momento.

Além disso, o choque da pandemia tem acelerado a digitalização das empresas em diferentes níveis, necessários para facilitar processos automatizados e operações, e que permitem contornar restrições de distanciamento social.

Cerca de 20% das empresas relataram ter começado a usar a internet em suas operações e 60% das empresas relataram ter aumentado o uso.

Essas são taxas muito elevadas de adoção e uso de ferramentas digitais, em comparação com a média global de 8% que começaram a usar e 22% que aumentaram o uso como esperado, o uso principal dessas ferramentas foi majoritariamente nas áreas de marketing (70%) e vendas (56%).

Além disso, 32% das empresas digitalizaram as entregas de produtos e serviços, 29% das empresas digitalizaram partes da gestão do negócio, e 25% as formas de pagamento. Essa aceleração da transformação digital pode aumentar a produtividade da economia.

A análise mostra que apesar da alta demanda e dos esforços das autoridades em disseminar os programas de apoio empresarial lançados, em julho 26% das empresas da amostra ainda não conheciam nenhuma medida de apoio disponível, e dentre as empresas que conheciam pelo menos uma política existente, 66% não haviam acessado nenhuma delas.

Em particular, a participação de empresas MEIs é significativamente menor. Apesar de alto, esse índice é ainda melhor que o indicado pela experiência global, que mostra que a metade das empresas tem desconhecimento das políticas públicas disponíveis.

Com as próximas rodadas de consultas realizadas em outubro e dezembro teremos um panorama mais completo dos impactos dessa crise e a retomada nos pequenos negócios. Esso permitirá avaliar o contexto da retomada econômica e o desenho e implementação de políticas públicas que ajudem os pequenos empresários brasileiros.

Esta coluna foi escrita em colaboração com Xavier Cirera, economista sênior do Banco Mundial no Brasil, e co-autor do relatório "Tomando o Pulso do Setor Privado: O Choque a Curto Prazo da COVID-19 nos Pequenos Negócios no Estado de São Paulo."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.