Ranier Bragon

Repórter especial em Brasília, está na Folha desde 1998. Foi correspondente em Belo Horizonte e São Luís e editor-adjunto de Poder.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ranier Bragon
Descrição de chapéu Previdência

Se reforma da Previdência é a nossa panaceia, por que fazer segredo?

Há apenas um caminho aceitável para o ato da pasta comandada por Guedes: o recuo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante evento no Rio, em janeiro deste ano
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante evento no Rio, em janeiro deste ano - Mauro Pimentel - 3.jan.19/AFP

No dia 20 de fevereiro o presidente Jair Bolsonaro foi ao Congresso entregar a reforma da Previdência, principal projeto do seu governo e, segundo o discurso de seu ministro da Economia, Paulo Guedes, o instrumento necessário para levar o país aos píncaros da glória.

Há dois meses, portanto, toda a documentação que embasa a proposta deveria estar acessível a qualquer cidadão. É pedir muito? 

O país tem problemas bíblicos nas mais variadas áreas, com soluções complexas e longe de serem vislumbradas —particularmente por ministros que ocupam o dia a dia em batalhas contra o comunismo, o globalismo e outros terraplanismos.

No caso dos papéis da Previdência, o caminho é simples. Eles existem, têm enorme relevância e interesse público, por que não publicá-los?

Não satisfeito em manter tudo lacrado, a pasta comandada por Guedes resolveu negar o pedido da Folha de acesso a essas informações.

A notória ignorância de Bolsonaro sobre o tema confere a seu ministro o título de czar da economia, com amplo apoio do mercado e do empresariado, entre outros setores.

Com tal empoderamento, Guedes tem se permitido alguns assanhos de viés autoritário, como o chilique macho alfa de ir embora de uma audiência após ter ouvido que age como “tchutchuca” com os privilegiados.

O ministro da Economia diz que sem a reforma o país vai ao cadafalso. Por que então seus pressupostos devem ser guardados a sete chaves? Há dois anos, Michel Temer sancionou uma reforma trabalhista com o discurso uníssono —similar ao de agora sobre a Previdência— de que isso levaria os empresários a investir e empanturrar o país de empregos. Capitaneava o processo na Câmara o mesmo Rogério Marinho que hoje conduz a proposta de Guedes.

A atual reforma foi preparada por servidores públicos, com recursos públicos, e afetará todo o país. Não há caminho que não o de revogar o estapafúrdio sigilo. Nunca é demais lembrar a velha máxima: a luz do sol é o melhor desinfetante que há.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.