Ranier Bragon

Repórter especial em Brasília, está na Folha desde 1998. Foi correspondente em Belo Horizonte e São Luís e editor-adjunto de Poder.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ranier Bragon

Amesquinhado, Moro senta-se no banco dos réus da Câmara

Ex-juiz vê, ouve e dá as mãos ao que de pior há no bolsonarismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sergio Moro senta-se nesta terça (2) diante dos deputados federais assim como se sentaram outras vezes, diante dele, um sem-fim de alvos da operação que investigou um dos maiores escândalos de corrupção de toda a nossa história.

De símbolo da Lava Jato, se transformou em superministro indemissível. Seis meses após a posse, chega agora à audiência na Câmara debaixo de uma das suspeitas mais embaraçosas para um juiz, a da parcialidade. E escorado politicamente, como nunca, no presidente da República e em seu grupo mais radicalizado.

Não é preciso citar Constituição, Lei da Magistratura, julgados históricos, a premissa básica da função de um juiz é a imparcialidade. Poupo o leitor da óbvia comparação ao soprador de apito no futebol.

Moro e procuradores da Lava Jato adotaram, após um primeiro desencontro, a mesma postura diversionista de muitos que se sentaram diante do então xerife da Lava Jato.

Vê-se extrema gravidade no modo de obtenção dos diálogos que chegaram ao Intercept —e de fato, se ato criminoso houve na origem, deve ser investigado a fundo e punido—, mas, na história em si, nada há de mais, é um balão vazio, é o proverbial roedor parido pela montanha.

Não houvesse nada de mais ali, Moro não teria passado pelo vexame de ser levado de terno e gravata, pela mão do chefe, a um estádio de futebol, nem teria se associado, no domingo, à extrema direita da intolerância, do preconceito, do ufanismo abobalhado, do fanatismo, que prega contra as instituições, o saber, a fraternidade, a civilização. "Eu vejo, eu ouço", digitou nas redes sociais o ex-juiz, tal um semideus que desperta ante ao alarido dos mortais.

Será interessante ver a reação dessa massa no dia em que, eventualmente, as ambições políticas do presidente e de seu ministro se chocarem. Após o constante processo de amesquinhamento pelo qual passa desde que abandonou a toga, Moro vê, ouve e, agora, dá de vez as mãos ao que há de pior no bolsonarismo. A essa altura, resta-lhe outra opção?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.