Raquel Landim

Jornalista especializada em economia, é autora de ‘Why Not’, sobre delação dos irmãos Batista e a história da JBS.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Raquel Landim
Descrição de chapéu Balanços Eleições 2018

Alckmin e Marina, os dois candidatos de centro que agradam o mercado

Simpatia que Bolsonaro desperta nos traders não se repete entre banqueiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os donos do dinheiro curtem os jogos da Copa do Mundo da Rússia, sem perder de vista as eleições presidenciais no Brasil. O mercado está mais estressado a medida que o pleito se aproxima, mas o setor privado ainda não perdeu a esperança de emplacar um presidente com perfil conciliador.

O candidato dos sonhos continua sendo o tucano Geraldo Alckmin. Se o ex-governador de São Paulo crescer nas pesquisas – algo que parece pouco provável, as ações devem ter um "boom" e o real se valorizar.

A alternativa seria Marina Silva, da Rede. Enquanto Alckmin é visto como um candidato de “centro direita”, a ex-senadora aparece como uma opção de “centro esquerda”. Marina tem a desvantagem de vir de um partido minúsculo, o que prejudica a negociação com o Congresso, mas é vista como uma pessoa ética e capaz de reunir bons assessores com uma visão liberal da economia.

A simpatia que o deputado Jair Bolsonaro desperta entre os traders não se repete nas conversas com banqueiros e grandes empresários. Eles até simpatizam com a agenda da segurança pública do candidato e com suas promessas de redução do Estado, mas apologia a ditadura militar e a verborragia incomodam.

Bolsonaro só ganha o pleno apoio da banca no segundo turno contra um candidato: Ciro Gomes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.