Raquel Landim

Jornalista especializada em economia, é autora de ‘Why Not’, sobre delação dos irmãos Batista e a história da JBS.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Raquel Landim

Guedes bate cabeça na reforma tributária e prejudica o crescimento da economia

Indefinição sobre tributação desestimula investimentos e contratações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cresce no empresariado, principalmente em São Paulo, a insatisfação com a falta de rumo do Ministério da Economia. Que ninguém me entenda mal: o titular da pasta, Paulo Guedes, continua sendo o fiador do governo junto aos investidores e seria um caos no mercado financeiro se ele resolvesse sair.

É o setor produtivo que está incomodado com os frequentes balões de ensaio vazados pelos assessores do ministro –o mais recente foi o congelamento do salário mínimo, já desmentido– e com a indefinição sobre a proposta do governo para a reforma tributária.

0
Paulo Guedes (Economia) durante cerimônia de sanção da lei do cadastro positivo, no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 8.abr.19/Folhapress

O motivo é bem simples: falta de confiança. Sem uma definição do Poder Executivo sobre uma área tão vital quanto tributação, as empresas não investem, não contratam e a economia continua exatamente como está –ou seja, parada.

A reforma tributária idealizada por Guedes tinha um tripé: criação do IVA, redução do imposto de renda da pessoa jurídica com taxação de dividendos, e desoneração da folha de pagamento. O problema é que esta última perna seria financiada pela criação da CPMF, que não vingou.

O tripé, portanto, está quebrado, o que deixou o ministério da Economia perdido na reforma tributária. A despeito da ineficácia da desoneração da folha em tempos de crescimento baixo, discutida neste espaço na semana passada, Guedes cismou com a medida, porque acredita que poderia gerar empregos.

Sua insistência em uma política econômica que foi testada e reprovada pelo governo Dilma gera estranhamento. O ministro não parece ser do tipo que padece (embora devesse) ao pensar nos cerca de 13 milhões de desempregados do Brasil. É um liberal convicto, que prefere crescimento sustentado a um voo de galinha.

A questão é que Guedes está sob intensa pressão da ala política do governo por causa do crescimento que não vem. As eleições presidenciais de 2022 já são publicamente discutidas, inclusive por Jair Bolsonaro (PSL) que admitiu ser candidato à reeleição. Só que a popularidade do presidente está em queda, em parte, porque –bingo– a economia não reage.

Interlocutores do setor privado ouvidos pela coluna acreditam que Guedes está metendo os pés pelas mãos. Ansioso para o PIB decolar, ele bate cabeça na reforma tributária e dissemina desconfiança, o que prejudica o crescimento.

Para esses empresários, seria melhor que o ministro abraçasse a proposta de reforma tributária que está na Câmara. Se passar, a criação de um IVA seria um enorme avanço na legislação brasileira. O restante ficaria para uma segunda etapa. Mas será que Guedes abrirá mão, novamente, do protagonismo na área econômica em prol do Congresso? 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.