Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Arroz com frango e especiarias é prato típico do Qatar e da Arábia Saudita

Aparentada da nossa galinhada, receita é chamada de machbus no anfitrião da Copa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje vamos falar da comida do anfitrião da Copa, o Qatar.

O prato mais tradicional do Qatar se chama machbus, às vezes grafado "makbus" ou "machboos". Trata-se de um panelão de arroz com frango, algo remotamente parecido com a nossa galinhada.

Os qatarianos compartilham o gosto pelo machbus com outras nações da Península Arábica, como Bahrein, Omã e, claro, Arábia Saudita. Se você olhar no mapa, verá que o Qatar é um país bem pequeno (tem cerca de metade da área de Sergipe). Está cercado de um lado pelo mar; do outro, pelos sauditas.

Na Arábia Saudita, o arroz de frango também tem status de prato nacional, mas lá ele é mais conhecido pelo nome kabsa, com poucas variações na receita —que também pode ser feita com carneiro, cabrito, frutos do mar e até camelo.

No machbus, tudo é cozido na mesma panela: arroz, frango e especiarias. O arroz, na receita original, deve ser da variedade basmati, mas o agulhinha nacional dá para o gasto.

O mix de temperos do machbus tem a cúrcuma (também chamada açafrão-da-terra) como ingrediente mais marcante de aroma e de cor. Também leva noz-moscada, cominho, coentro, cravo, cardamomo canela e páprica, em proporções que podem variar ao gosto do freguês.

Eu, por exemplo, peguei bem leve no cravo e na canela, pois não sou muito fã.

Um componente difícil de encontrar —se não, impossível— é o loomi, ou limão negro, um limão desidratado inteiro até ficar bem duro. O mais próximo disso que você pode achar aqui são as rodelas secas de limão, usadas em coquetelaria.

O número de perninhas de frango da receita não foi tirado a esmo da minha cabeça: as bandejas que vêm dos frigoríficos costumam conter cinco coxas, mas você pode usar mais ou menos. Só não recomendo usar carne de peito, muito seca para este prato.

Nos países árabes, o machbus/kabsa é servido ao centro da mesa na própria panela, ou num prato comunitário, e as pessoas comem com as mãos. Tudo bem se você preferir usar talheres.


Machbus de Frango

Rendimento: 2 a 3 porções

Dificuldade: média

INGREDIENTES

1 colher (chá) semente de coentro moída.

1 colher (sopa) de cominho em pó.

1 colher (sopa) páprica doce.

2 colheres (sopa) de cúrcuma.

½ colher (café) de noz-moscada ralada.

Sal a gosto.

5 coxas (ou duas coxas com sobrecoxas) de frango.

.
Coxas de frango no preparo do machbus - Marcos Nogueira

2 colheres (sopa) de óleo vegetal.

1 cebola grande, fatiada.

2 dentes de alho.

1 folha de louro.

3 vagens de cardamomo.

2 rodelas de limão desidratado.

1 pau de canela.

1 cravo.

1 xícara (200 g) de arroz basmati ou agulhinha.

Coentro fresco a gosto.

Para servir: cebola frita, passas e lascas de amêndoas.

PREPARO

1. Prepare o mix de especiarias com o coentro em pó, o cominho, a páprica, a noz-moscada e a cúrcuma. Tempere o frango com um pouco dessa mistura e sal a gosto.

2. Aqueça o óleo em fogo brando, em uma panela que acomode todo o arroz. Doure os pedaços de frango. Reserve. Aqueça o forno a 200 ºC.

3. Na mesma panela, refogue a cebola. Quando amolecer, acrescente o alho, o louro, a canela, o cravo e o limão desidratado. Refogue até a cebola começar a dourar.

4. Acrescente cerca de 750 ml de água. Quando ferver, adicione metade do frango (se usar só as coxas, coloque duas ou três e reserve as restantes para assar).

5. Quando o frango estiver macio o bastante para remover a carne, desosse as coxas do caldo. Descarte os ossos e devolva a carne picada à panela.

6. Asse as coxas reservadas por cerca de meia hora.

7. Enquanto isso, remova do caldo os limões, o louro, a canela, o cardamomo e o cravo (ou o que você conseguir pescar). Descarte. Acrescente o arroz e as folhas de coentro. Cozinhe em fogo baixo, destampado, até secar. Junte mais água se for preciso.

8. Sirva o arroz com as coxas assadas, passas, cebola frita e amêndoas em lascas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.