Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Receita do País de Gales transforma torrada em iguaria

Welsh rabbit, o coelho galês, é feito com fatias de pão e um creme de queijo e cerveja

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Volto depois de uma semana em que fiquei de molho por motivos de Covid —sintomas leves, graças à vacina– para falar da culinária de uma nação que retorna à Copa do Mundo depois de 64 anos: o País de Gales.

Em um pequeno território no sudoeste da Grã-Bretanha, Gales é um país com pouco mais de 3 milhões de habitantes —o equivalente à população de Brasília. Assim como a Irlanda e a Escócia, sua população é de origem celta e fala, além do inglês, um idioma próprio, o galês.​

.
Welsh rabbit, com receita de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira/Folhapress

São galeses o ator Anthony Hopkins, a atriz Catherine Zeta-Jones e a localidade com o nome mais comprido do mundo: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

A comida mais famosa do País de Gales é um lanchinho tão simples quanto saboroso, o welsh rabbit ("coelho galês"), às vezes grafado welsh rarebit.

Trata-se de uma torrada coberta com um creme de queijo condimentado, uma espécie de versão britânica do fondue suíço.

Os galeses costumam usar queijo cheddar, mas —muita atenção— não funciona o requeijão tingido de cor-de-laranja que as pessoas chamam de cheddar no Brasil. O cheddar britânico é um queijo maturado de massa semidura, geralmente amarelo-claro.

Para esta receita, sugiro o uso de algum queijo de leite de vaca que derreta bem. Estepe, gruyere, queijo do reino ou mesmo o minas padrão. Eu coloquei gouda no meu coelho galês.

O queijo é dissolvido num molho bechamel temperado com mostarda, molho inglês e cerveja. Novamente, a tradição pede uma cerveja de estilo britânico, como porter ou pale ale. Na boa: use o que você estiver bebendo, não vai fazer grande diferença.

Você coloca um pouco desse creme de queijo na torrada e a leva para gratinar no forno ou na air fryer. Se você tiver sorte (ou autocontrole), vai sobrar creme para você guardar na geladeira e fazer torradas galesas quando bater uma fome.


Welsh rabbit

Rendimento: 4 a 6 torradas

Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de manteiga.

1 colher (sopa) de farinha de trigo.

1 colher (chá) de mostarda em pó.

150 ml de leite.

50 ml de cerveja.

1 colher (sopa) de molho inglês.

200 g de queijo ralado grosso.

Fatias de pão italiano.

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

PREPARO

  1. Derreta a manteiga em fogo baixo e dissolva nela a farinha e a mostarda. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
  2. Adicione a cerveja e o molho inglês. Cozinhe por alguns minutos, sempre mexendo, até obter um creme consistente. Dissolva o queijo, teste o sal (se necessário, acrescente um pouco) e tempere com pimenta. Desligue o fogo.
  3. Cubra as fatias de pão com o creme de queijo e leve para gratinar no forno ou na air fryer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.