Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

A receita de linguiça com purê de Keith Richards, dos Rolling Stones

Bangers and mash, comida típica de pub, representa a Inglaterra na Copa do Mundo da culinária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Inglaterra, cabeça-de-chave na Copa do Catar, inventou o futebol. Com o devido respeito pelos pais do esporte, eles mandam melhor no rock —invenção dos americanos, por sinal. Quanto à comida, well...

Brincadeiras à parte, a péssima reputação da culinária britânica tem fundamento até certo ponto. Ingleses se encaixam, junto com alemães e holandeses, num mesmo perfil de europeu do norte para quem a comida não é prioridade (em oposição a franceses, italianos e ibéricos).

.
Bangers and mash, a linguiça com purê dos britânicos, com receita de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira/Folhapress

É mesmo comum o desleixo com a alimentação entre os súditos da rainha Bete.

Mas já foi bem pior. Nas últimas décadas, Londres se tornou uma das cidades mais interessantes do mundo para ir a restaurantes. E sempre houve o pub, versão britânica do boteco, que serve comida farta e caseira. Comida que não agrada a todos, mas de enorme valor.

Entram na categoria "comida de pub" o fish and chips (peixe frito com batata idem) e as muitas variações da torta salgada, como a de carne (ou carne com rins) cozida na cerveja preta.

Outro clássico do pub inglês é o bangers and mash —em nosso idioma, linguiça com purê de batata. "Mash" é o purê e "bangers" vem da onomatopeia "bang", de explosão. Isso porque, se não forem cozidas cuidadosamente, as linguiças têm a irritante mania de arrebentar.

Para me ajudar a preparar essa instituição inglesa, fui procurar um especialista... em rock: ninguém menos do que Keith Richards, o imortal guitarrista e compositor dos Rolling Stones.

Na autobiografia "Vida" (Globo, 2010), Keith gasta algumas páginas para explicar como fazer bangers and mash. Mais do que uma receita organizada, o velho roqueiro oferece sabedoria: cozinhe a linguiça pacientemente, lentamente, no fogo mais baixo possível, e assim ela não explodirá.

Keith não é cozinheiro, e sua receita tem algumas lacunas que eu precisei preencher aqui —por exemplo, as quantidades dos alimentos. Também há de se fazer uma adequação fundamental no prato, pois a linguiça daqui é muito diferente da de lá.

Na Inglaterra, é comum se comprar linguiça feita no açougue, no mesmo dia, com temperos diferentes dos usados no Brasil, sem sal de cura —conservante que deixa a carne rosada e altera seu sabor.

Pela lei brasileira, é obrigatório o uso de sal de cura nas linguiças destinadas à venda. É o que temos, é o que podemos usar. Procure comprar uma linguiça fresca, de porco, bem básica. Não me venha com cuiabana ou coisa do tipo... adaptação tem limite.

Ao mesmo tempo em que cozinha as bangers, você prepara o onion gravy —molho escuro à base de cebola, bacon e os caldos que a linguiça solta na frigideira.

Quanto ao mash, o purê, ele não leva leite, creme ou manteiga. Para quem está acostumado ao purê francês, a receita do Keithão é um tanto insólita. Você cozinha na água com cebola picada e vinagre, depois amassa na panela mesmo e deixa no fogo até engrossar. Até que funciona bem.

Além do purê, você pode acompanhar as linguiças de ervilhas e/ou cenouras na manteiga. Abra uma stout ou outra cerveja inglesa para entrar no clima de pub londrino e começar a cantar: "Eu sei, é só linguiça e batata, mas eu gosto!".


Bangers and Mash

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: fácil

.
Bangers and mash baseado em receita de Keith Richards - Marcos Nogueira/Folhapress

INGREDIENTES

2 batatas descascadas, em cubos

2 cebolas

1 colher (sopa) de vinagre

50 g de bacon picado

4 gomos de linguiça fresca de porco

1 colher (chá) de farinha

Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

  1. Comece com o purê. Numa panela pequena, coloque a batata, 1 cebola picada, água suficiente para cobrir, o vinagre e um pouco de sal. Ferva e deixe cozinhar em fogo brando.
  2. Numa frigideira antiaderente, aqueça o bacon em fogo baixo até a gordura começar a derreter. Junte a outra cebola, fatiada em meia-lua, e refogue até murchar.
  3. Reduza o fogo da frigideira até o mínimo possível. Afaste a cebola e o bacon para o lado da frigideira e adicione as linguiças. Cozinhe, virando de vez em quando, até secar o líquido que a linguiça solta.
  4. Amasse a batata dentro da panela usando uma espátula ou colher de pau. Cozinhe o purê até engrossar, ajuste o sal e tempere com pimenta-do-reino.
  5. Reserve a linguiça e adicione a farinha à frigideira, misturando bem à gordura derretida. Adicione 1 xícara de água e faça o molho de cebola, mexendo bem para a farinha não empelotar. Deixe ferver por 2 minutos para encorpar e devolva a linguiça para reaquecer antes de servir.
  6. Sirva a linguiça com o purê e o molho de cebola.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.