Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu Independência, 200

Aprenda receita de farofa crocante bem brasileira com só 4 ingredientes

Farofa de cebola é ótima para o feriado de Independência do Brasil e acompanha quase qualquer comida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nenhuma comida é tão brasileira quanto a farofa. Arroz com feijão existe em vários países. Pão de queijo tem uma prima paraguaia, a chipa. Até a feijoada, se você olhar bem, se parece com uns pratos lá da Europa.

Mas a farofa é 100% brasileira. Ela aparece em todos os cantos do nosso mapa. Estrangeiros simplesmente não a entendem. Acham estranho demais a gente comer uma farinha crocante, meio seca, de textura quase arenosa. Azar deles.

.
Farofa crocante com receita de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira

Por isso, escolhi uma farofa para a receita da semana em que o Brasil completa 200 anos como país independente.

A farofa admite uma infinidade de variações. Tem farofa molhadinha, farofa crocante, farofa de milho, de mandioca, de pão, farofa com ovo, banana, azeitona, frutas secas e o que der na telha.

Vamos de uma farofinha bem básica e, por isso mesmo, versátil. Farofa de cebola tostada. Apenas quatro ingredientes, contando o sal.

Vai bem com churrasco, vai bem com feijoada, melhora qualquer PF, serve muito bem —eu juro que fiz o teste— para substituir o queijo ralado em cima do macarrão.

Essa farofa da foto eu preparei com uma farinha de mandioca flocada, de Goiás, que comprei numa barraca ao lado de um ponto de ônibus em Brasília. Absolutamente crocante.

Sei que em outros cantos não será fácil achar a mesma farinha, mas há substitutos aos montes. A farinha flocada, também chamada biju, se encontra em muitos supermercados. E dá para usar também a farinha de milho em flocos o principal lance aqui é a textura.

Para otimizar essa textura, a farinha vai sobre uma cebola que foi refogada muito lentamente, no fogo mais baixo possível, até ficar marrom-escura, quase preta. Quase toda a água da cebola evapora, essa é a ideia. Só precisa vigiar bem a panela, porque a cebola fica amarga se passar do ponto.

Para equilibrar a secura, é preciso caprichar na quantidade de gordura. Eu prefiro usar banha de porco, mas dá para fazer com óleo também.

Por ser uma farofa bem seca, ela se preserva por várias semanas na geladeira. Dobre ou triplique a receita se quiser, não tem erro.


Farofa crocante de cebola

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de banha ou óleo

1 cebola grande, fatiada

2 xícaras de farinha flocada de mandioca ou milho

Sal a gosto

PREPARO

  1. Em fogo muito baixo, derreta a banha. Acrescente a cebola e refogue até escurecer, mexendo sempre.
  2. Junte a farinha, misture bem, ajuste o sal e desligue o fogo. Coma quente ou em temperatura ambiente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.