Eliane Trindade

Editora do prêmio Empreendedor Social, editou a Revista da Folha. É autora de “As Meninas da Esquina”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eliane Trindade

Jovens ricos devem liderar mudanças no Brasil, defende herdeira

Aos 31, bisneta de fundador de rede de farmácias lidera movimento para ampliar investimentos de impacto socioambiental no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante três anos, Marina Cançado, 31, transitou entre beneficiários do Bolsa Família e herdeiros de algumas das maiores fortunas do país, clube do qual faz parte como bisneta do fundador de uma rede de farmácias.

Entre 2014 e 2017, a administradora de empresas acumulou dois cartões de visitas.

Um de consultora em um programa de educação financeira da política de transferência de renda que ganhou escala nos governos Lula e Dilma Rousseff. E outro de coordenadora do Legado para a Juventude Brasileira, iniciativa capitaneada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, voltada a jovens herdeiros e seu papel de liderança no país.

“Foi um período interessante. Vivi entre extremos, em contato com a extrema pobreza e com jovens das famílias brasileiras mais ricas.”

Marina se diz à vontade tanto no ninho tucano quanto nas hostes petistas. “Minha causa é o Brasil.”

A frase de efeito é dita por uma “balzaquiana” recém-chegada na casa dos 30, com cara de menina e expressivos olhos azuis, que manda recados para o andar de cima.

“O que faz nosso país não avançar é a falta de uma visão de futuro, do que queremos ser. É preciso trazer mais forte esse senso de responsabilidade da elite”, defende.

Marina já liderou iniciativas para tentar mudar essa realidade, desde que voltou de uma pós-graduação em 2011 nos Estados Unidos.

Fez um curso na Universidade de Georgetown sobre desenvolvimento da América Latina, com foco em liderança e papel das elites.

Resolveu trilhar um caminho próprio, em vez de entrar para os negócios da família, a Drogal, rede de farmácias espalhadas pelo interior de São Paulo.

Fundou a Tellus, misto de instituto e negócio de impacto social, com a missão de levar inovação para o serviço público.

“Oferecia consultoria para governos e terceiro setor, com novas abordagens para melhorar a qualidade dos serviços públicos”, explica.

Saiu da gestão da Tellus para ser consultora em um projeto de educação financeira vinculado ao Bolsa Família. Rejeita as críticas superficiais ao premiado programa de distribuição de renda atrelado à frequência escolar, vindas de parte da elite que defende "ensinar a pescar e não dar o peixe”.

“Quem vai lá conhecer, percebe que se trata de renda necessária. Vi situações de fato desumanas”, afirma, lembrando que a média do benefício do Bolsa Família nem chega a R$ 200. “É complementar. Não é a única renda das famílias, mas faz a diferença.”

Foi o que vivenciou em rodas de conversas com mulheres no Conjunto Palmeira, em Fortaleza (CE). “Para muitas, o Bolsa Família abria a possibilidade de saírem de uma relação doméstica de submissão e agressão.”

VISÃO DE FUTURO

 Em paralelo, Marina criou a Agenda Brasil do Futuro, braço de ação do programa liderado por FHC.

Trata-se de um fundo no qual cada jovem do programa que quer agir doa determinado valor por ano para financiar projetos de impacto. Entre eles, o Prêmio Espírito Público para reconhecer servidores de destaque.

Atuando em tantas frentes, de influenciar políticas públicas à filantropia, passando pelo movimento de renovação da política como integrante do Agora!, Marina se deu conta de que era precisar ir além.

Tirou um ano sabático para rodar o mundo e entender como o mercado financeiro estava se transformando. Passou metade de 2019 no exterior, acumulando cerca de 40 voos internacionais.

Carimbou o passaporte em países nórdicos, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido e França, participando de evento e reuniões com organizações e representantes do mercado financeiro e do ecossistema de investimento de impacto.

Ao final do périplo, percebeu que, em diferentes latitudes, o mercado começava a operar em outra lógica, pressionado por questões sociais, ambientais e climáticas. O montante de investimentos de impacto é hoje de US$ 500 bilhões, segundo relatório do Global Impact Investors Network.

E as perspectivas são de crescimento. Marina cita o caso dos fundos de pensão europeus que, por pressão de seus beneficiários, estão mudando seus portfólios. “Como assim? Investir o dinheiro da minha aposentadora em companhias de óleo e gás que não representam o futuro no qual acredito”, indagavam.

O resultado é mudança nas regras de investimento. “Começaram até a desinvestir em uma série de setores”, explica Marina. Como são gigantescos, afetaram a forma das gestoras de fundos operarem, diz ela.

É uma lógica que leva em conta fatores ambientais, sociais e de governança. A brasileira espera que esses ventos ganhem força por aqui também.

“Temos três caminhos: desinvestir em empresas que não tenham performance nesses critérios, buscar investir naquelas que sinalizam mudança e ativismo dos acionistas, que podem deixar de ser investidores passivos para influenciar os rumos das empresas e fazê-las avançar nesses critérios”, pontua Marina.

Nessas andanças, a brasileira se filiou à rede global The Impact, iniciativa de Justin Rockfeller, expoente da nova geração de magnatas americanos, que atua para que investidores ampliem o impacto social e ambiental em seus portfólios.

Com 80 integrantes, a maioria americanos, os membro da The Impact encaminharam carta para todos os bancos com os quais trabalham para que eles explicassem como estão mensurando o risco climático atrelado aos portfólios de investimentos atuais.

Ao voltar ao Brasil, Marina decidiu abrir uma empresa para apoiar famílias que queiram ampliar seus portfólios e olhar para impacto. Entre os clientes, ela atende um multi "family office", que faz a gestão de investimentos de várias famílias endinheiradas.

“Estou ajudando a desenvolver produtos financeiros nessa nova lógica e assessorando outros dois clientes individuais dessa nova geração que, assim como eu, querem fazer esse movimento de transição em seus portfólios de investimento.”

CONVERGE CAPITAL

Todo esse caldeirão de experiências e influências levou Marina a criar um evento: a Converge Capital Conference (CCC 2020). A primeira edição acontece nesta quinta (13) e sexta-feira (14), no Rio de Janeiro.

“A ideia é de convergência, como diz o nome, com o objetivo de expandir conceitos e repertórios dos investidores brasileiros em relação a essa temática de caminhar para um portfólio alinhado com sustentabilidade e impacto.”

São 250 participantes inscritos na conferência, 45% deles representantes de famílias ricas e outros 45% atores-chave do mercado financeiro e executivos de empresas, fundações e institutos, além de convidados estrangeiros.

Entre as estrelas do encontro, está Gerd Leonhard, um dos futuristas mais renomados do mundo.

Inspirado no The Impact Summit, realizado em Haia, na Holanda, a versão brasileira ampliou o foco. "Eu acredito que no Brasil as famílias com grande patrimônio têm papel de liderar a construção e expansão desse mercado de investimentos de impacto", aposta Marina.

Um movimento que conta com uma outra liderança jovem e feminina, Marina Feffer, da família fundadora do grupo Suzano. Ela está à frente do “Generation Pledge" (Compromisso de Geração, em tradução livre), movimento que reúne 44 herdeiros de famílias ricas.

Os integrantes se comprometem a doar 10% de suas heranças nos cinco anos subsequentes ao recebimento. “Somos melhores amigas”, diz Marina Cançado.

Elas são representantes de uma geração que tem pressa, assim como o planeta. “A vida é uma só e o mundo não pode esperar, por isso meu senso de urgência e de responsabilidade. Acredito que minhas ações importam e podem influenciar as transformações que desejamos.”

Para a organizadora da conferência inédita no país, a receita é clara: “Para o Brasil avançar é necessário reconceber o Estado brasileiro, aproximar a sociedade da política, fazer a filantropia de modo mais estratégico e estruturante. E quem tem capital à disposição tem responsabilidade maior de como vai utilizá-lo. Melhor que seja em benefício da sociedade e do planeta.”

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.