Eliane Trindade

Editora do prêmio Empreendedor Social, editou a Revista da Folha. É autora de “As Meninas da Esquina”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eliane Trindade

Brasileiros ricos e descolados ficam de fora do verão europeu da Covid-19

Viajantes sofisticados que costumam passar a temporada na Europa, no Caribe ou nos Estados Unidos são forçados a redescobrir o Brasil na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O circuito mais badalado do verão europeu virou uma infindável #tbt (throwback thursday ou quinta-feira de recordações, em tradução livre) para brasileiros ricos e descolados que costumam passar a temporada entre Mikonos, na Grécia; Sardenha e Capri, na Itália; Saint-Tropez, na França, e Ibiza, na Espanha.

Em razão da Covid-19, a hashtag utilizada pelos usuários de redes sociais para marcar fotos que se referem ao passado é a viagem possível para habitués dos points de badalação no hemisfério norte.

Julho e agosto são meses nos quais uma juventude dourada e viajantes sofisticados fogem do inverno tropical para desfrutar o auge do verão na costa mediterrânea em vilas e hotéis de luxo e a bordo de iates.

A socialite Ana Paula Junqueira, que tem casa no icônico balneário da Riviera Francesa, postou em 25 de junho: "tbt summer 2019 #sardenha #capri #sttropez #verao #eté. Em 8 de julho, publicou no Instagram fotos atuais em Angra dos Reis, onde aplacou a saudade do "dolce far niente" na Côte d'Azur.

"Aproveitando as nossas belezas. Um amigo alugou uma casa e ficamos superisolados. Fomos de helicóptero, passeamos de barco e curtimos praias desertas."

Ana Paula preferiu não se arriscar em uma viagem internacional bem no meio da pandemia. "Férias podem esperar. Não sabemos se vai haver uma segunda onda e não quero correr o risco de adoecer no exterior", diz a brasileira, que tem residência também em Londres.

Com o Brasil entre os líderes mundiais de casos de Covid-19, portadores de passaporte verde-amarelo passaram a sofrer restrições em destinos cobiçados para férias do meio do ano.

"Nós brasileiros viramos persona non grata lá fora", afirma a estilista Adriana Bittencourt, diante de fronteiras fechadas nesta fase da pandemia..

"Pela primeira vez desde os 18 anos não vou passar o verão na Europa", lamenta Adriana, 48, que se divide entre São Paulo e Marrakesh, onde mantém residência.

No ano passado, a estilista desfilou suas batas no estilo hippie chic entre Córsega, Sardenha e Capri.

"Estou chorando aqui. Tenho falado com meu amigos europeus e eles estão aproveitando muito. Por causa da pandemia, não tem muitos turistas estrangeiros neste ano", diz Adriana.

Ela acompanha a reabertura de lugares vips de Saint-Tropez, por exemplo, onde passou incontáveis verões.

Nos últimos anos, Adriana havia trocado o destino francês por outros mais exclusivos."Depois que os russos invadiram, Saint-Tropez perdeu charme, mas promete voltar com tudo agora que eles estão indo para outros lugares."

Exclusividade é o que busca a clientela da agência de turismo que Adriana abriu há dois anos para dar suporte a brasileiros que desejam um roteiro diferenciado no Marrocos. "Estava bombando, mas com a pandemia parou tudo."

A crise sanitária global significou uma parada também em sua rotina de globe-trotter em viagens constantes pelo mundo. Adriana se viu em uma quarentena prolongada no Brasil, onde chegou em março para ficar 20 dias, que viraram quatro meses.

Com as fronteiras fechadas também nos Estados Unidos, famílias brasileiras que têm apartamento em Miami ou costumam alugar casas na Flórida passaram, por contingência, a redescobrir o Brasil.

"Ano passado, estava nessa época em Capri e a cada esquina cruzava com brasileiros", recorda-se Leonor Bernhoeft, dona da agência de turismo LTN Brasil, que atende a essa clientela na unidade "luxury".

"Com restrição forte para entrada dos brasileiros nos Estados Unidos e na Europa e um câmbio muito alto, temos um aumento da demanda pelo turismo nacional", constata a empresária.

Para os barrados no verão do hemisfério norte, mudança de planos significa trocar a Disney pelos Lençóis Maranhenses (MA) e a Costiera Amalfitana por São Miguel dos Milagres (AL).

Apesar da crise do novo coronavírus, ela projeta um crescimento de 15% na procura por destinos internos a preços mais acessíveis nestas férias de julho.

"Estou muito otimista para a retomada das viagens e observando que os hotéis no Brasil vêm melhorando serviços e instalações e revendo tarifas para atrair os viajantes que não podem ir para o exterior e fazê-los redescobrir o Brasil", diz Leonor.

A retomada do turismo nacional está começando timidamente com a reabertura de alguns resorts de luxo no Nordeste desde o início deste mês.

Posts de blogueiras em aeroportos rumo a férias paradisíacas em terriório nacional são o primeiro sinal de que a temporada está começando a aquecer nas férias de inverno.

Camila Quintão postou em 3 de julho o "primeiro aerolook", com direito a click das malas de grife, depois de quatro meses de quarentena, ao embarcar de Guarulhos para Fortaleza. "Tirei a máscara apenas para a foto", assinalou.

A influencer tem 289 mil seguidores em seu perfil sobre moda, tendências e lifestyle no Instagram. Público que foi bombardeado com uma sequência de 24 postagens sobre a semana de férias no Carmel Taíba Exclusive Resort, mostrado em destalhes como piscina de borda infinita e imensidão de coqueirais. "Riquezas do nosso Brasil", escreveu a influencer.

Camila estava com viagem programada para a Europa, onde repetiria o périplo do ano passado por Mikonos, Capri e Positano, com uma esticada em Paris.

"Meu voo foi cancelado pela companhia, mas ainda tinha esperança de viajar. Quando a Europa fechou fronteiras, vi que era no Brasil mesmo que íamos ter de ficar."

A blogueira aceitou então o convite da relações públicas do Carmel Taíba. "Foi uma respiro de liberdade depois de tanto tempo em quarentena, além de poder valorizar o Brasil e ajudar um setor muito afetado como o de turismo e hotelaria."

Outra opção em alta no litoral nordestino é São Miguel dos Milagres, escolhido por Vanessa Calizario, 47, e o marido Márcio Ferreira, dono de um estaleiro em Santa Catarina. O casal estava com viagem marcada para 8 de julho para a Espanha, com destino final Maiorca.

"Com as fronteiras fechadas, desistimos", conta Vanessa. Miami, onde passou as últimas férias, também não era alternativa. Foi pesquisar as melhores opções no Brasil e decidiu-se pelo litoral alagoano, onde havia poucos casos registrados de Covid-19.

"Precisava dar uma respirada depois de tanto tempo trancada em casa", diz a catarinense, que mora em Camboriú.

Surpreendeu-se com aeroportos e voos cheios. "Achei que era a única doida de viajar nessa época, mas o voo para Maceió estava lotado. Deu um pouco de medo", relata.

Encontrou tranquilidade na pousada de luxo em Milagres que, apesar de registrar o dobro de hóspedes em relação ao mesmo período do ano passado, cumpriu os protocolos de segurança, segundo ela.

"Mediram minha temperatura na chegada, todos os funcionários estão de máscaras e luvas", diz a hóspede. Além de aproveitar o mar turquesa, ela visitou a Casa Martha Medeiros, recepcionada pela própria estilista, onde conheceu o trabalho de artesãos nordestinos.

Para a retomada, os hotéis estão adotando novos protocolos para receber os clientes com distanciamento moderado, normas de higiene, experências únicas e pacotes a preços especiais. Atrativos para "veranistas" em pleno inverno de um Brasil ainda na curva ascendente de casos e mortes por Covid-19.

A empresária Deborah Quintela entrou para as estatísticas em julho, justamente nas férias escolares dos três filhos. Ela e o marido, o publicitário Marcos Quintela, testaram positivo na semana passada e cumprem a quarentena na casa de campo na Fazenda Boa Vista, no interior de São Paulo.

O condomínio é o refúgio dos Quintela desde o início da pandemia em março. Após ida a São Paulo para resolver questões de trabalho, ele sentiu o primeiro sintoma leve, a perda de paladar. Ela, dores de cabeça. Sinais de alerta que levaram a um diagnóstico precoce.

Os dois se segregaram na suíte e na varanda da casa de campo para proteção dos filhos e dos empregados domésticos, todos com resultado negativo para Covid-19.

Com a pandemia batendo à porta, literalmente, os Quintela não puderam aproveitar as férias da filha Pietra, atriz de "As Aventuras de Poliana", no SBT, para uma viagem em família como a que fizeram para Fischer Island, em Miami, ou para o Caribe, em anos anteriores.

"As crianças ficaram de quarentena por tabela. Mas vamos fazer uma programação no condmínio mesmo, que oferece muitas opções de lazer", explica Deborah. "Quando der, vamos viajar por aqui mesmo. O Brasil tem muita coisa bacana para conhecer."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.