Eliane Trindade

Editora do prêmio Empreendedor Social, editou a Revista da Folha. É autora de “As Meninas da Esquina”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eliane Trindade

Aniversário de Rafinha Justus marca retomada de superproduções de festas infantis

Com avanço da vacinação e flexibilização nas regras de distanciamento, agosto registra boom de eventos para crianças puxado por comemorações de filhos de famosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decoradora Andrea Guimarães foi a responsável pela cenografia da  festa de aniversário de 12 anos de Rafinha Justus, inpirada na temática Fidget Toys, os brinquedos antiestresse que virou febre entre a garotada

A decoradora Andrea Guimarães foi a responsável pela cenografia da festa de aniversário de 12 anos de Rafinha Justus, inpirada na temática Fidget Toys, os brinquedos antiestresse que virou febre entre a garotada Agência Brasil News/Divulgação

"Cinco festas neste final de semana. Correria, mas estava com saudade dessa adrenalina", postou a decoradora Andrea Guimarães, na segunda-feira (9), em seu perfil no Instagram.

A mensagem teve 35 mil curtidas entre os 1,8 milhão de seguidores da profissional que assina a cenografia de festas infantis de ricos e famosos.

Uma série de postagens mostra os detalhes do aniversário de 12 anos de Rafinha Justus, filha do publicitário Roberto Justus e da apresentadora Ticiane Pinheiro.

Foi a estreia de uma superprodução com temática de Fidget Toys, inspirada nos brinquedos antiestresse feitos em silicone que imitam plástico bolha e virou febre entre a garotada.

O cenário em "candy collor", tons pastel que remetem a doces e ao arco-íris, foi montado ao ar livre na fazenda de Justus em Porto Feliz (SP), a 117 km da capital.

"Não foi um festão. Reunimos a família e poucos amigos, uma coisa menor", diz o apresentador. Para celebrar os 3 anos da filha em 2012, ele fechou o Hopi Hari para uma festança para 400 convidados.

Justus calcula que desta vez foram apenas 50 pessoas, listando entre os convidados de fora apenas os mais chegados, o também apresentador Otávio Mesquita e o ex-sócio Marcos Quintela, cujas filhas são amigas de Rafinha.

A aniversariante foi autorizada a chamar apenas sete colegas para celebrar em meio à pandemia. "A festa mais linda das lindas", escreveu Rafinha, ao postar um vídeo com todos os detalhes do projeto cenográfico, guloseimas e lembrancinhas.

"Estava todo mundo sentindo falta de poder celebrar, de calor humano", afirma Justus, sobre a decisão de comemorar os 12 anos da filha neste momento.

Segundo ele, com todos os presentes vacinados, menos as crianças. O publicitário e parte da família se vacinaram nos Estados Unidos, em maio.

"Estudos lá e aqui mostram que mais de 90% das mortes por Covid são de pessoas não vacinadas ou que não estavam totalmente imunizadas. A pandemia persiste por causa da ignorância", diz Justus.

"Avisei aos familiares e convidados que quem não estivesse vacinado só entraria na festa se levasse um PCR feito nas últimas 48 horas."

Testes podiam ser realizados em um dos gazebos transformado em minilaboratório. Uma estrutura montada em todas as festas infantis da retomada, de acordo com a decoradora.

Andrea explica que todos os fornecedores e funcionários envolvidos em seus eventos em tempos de coronavírus são testados.

O mercado de festas foi um dos que mais sofreram na pandemia, registrando baque significativo diante dos protocolos de distanciamento social para tentar conter a proliferação da Covid-19.

"Depois de quase dois anos parados por causa da pandemia, a gente não está dando conta de tantos pedidos", afirma Andrea, sobre o aumento da procura.

Serviços que envolvem uma grande cadeia de fornecedores, de confeiteiros a floristas, passando por animadores, palhaços, garçons.

"As pessoas estão com sede de festa. É uma coisa superpositiva", diz a decoradora.

"É como se tivesse virado uma chave. Eram três ou quatro festas por mês em casas e só para as famílias. Em agosto, já temos 20 agendadas. Antes da pandemia, a média era de 30 a 40 mensais", compara.

Um aniversário de criança pode custar tanto quanto uma festa de casamento. Os valores variam de R$ 12 mil a R$ 500 mil, dependendo da cenografia e da quantidade de convidados.

"O céu é o limite. Hoje a proporção de uma festa infantil é a de um matrimônio", compara a decoradora dos VIPs. "Virou uma coisa mais elaborada. Os pais querem dar aos filhos coisas que não tiveram na infância."

A retomada das celebrações em grande estilo pode ser medida pelos aniversários dos filhos de celebridades.

No sábado (7), foi a vez também de o cavaleiro Doda Miranda celebrar o aniversário de 1 ano do filho Dodinha. Coube a Andrea Guimarães decorar o haras do atleta em Atibaia com o tema hipismo e muitas referências a cavalos e ao esporte.

A cantora Simone, que faz dupla com a irmã Simara, agradeceu ao Buffet Estação Vai e Vem pelo serviço impecável e cuidado com todos os que estavam presentes no aniversário do filho Henry no último fim de semana. Postou no Stories um agradecimento especial a Andrea pela cenografia de sonhos inspirada em Pokémon.

"Por conta da Covid-19, a maioria das festas está acontecendo ao ar livre, em fazenda, sítios ou na própria residência das famílias ou em bufês que tenham uma área aberta", diz Andrea. "Mas claro que tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos."

A empresária Karen Barbosa, 34, comemorou o aniversário de 4 anos do filho Bernardo no Spasso Splash Buffet Infantil, em Moema, em 4 de julho.

"Já foi um festão para cem pessoas, mas ainda com limitações, pois não deu para convidar todo mundo. Em geral, fazemos para 200 convidados, como foi a comemoração dos 2 anos dele", compara.

Em 2020, com a primeira onda da pandemia forte no Brasil, a única opção foi uma celebração íntima em casa para não passar em branco os 3 anos do garoto.

"É uma sensação de alívio voltar ao normal, apesar de todos os cuidados", diz a empresária, sobre a festa com o tema do Super Wings que demandou três dias de montagem da cenografia.

Na entrada, todos os convidados eram testados e tinham que esperar o resultado do exame, que saía em dez minutos. "Um convidado testou positivo e não pode participar da festa", relata a anfitriã. "Com todos testados, ficamos mais à vontade."

O "novo normal" para festas infantis é manter a imponência da decoração e reduzir o número de pessoas. "Eventos que antes eram para 200 convidados, hoje reúnem no máximo 80", diz Andrea.

"Faço festa para agradar minha filha. O importante é a decoração, fazer as fotos e termos a lembrança", diz Justus.

A restrição no número de convidados acaba resultando em economia. "O valor é menor, pois em vez de alimentar 200 convidados, são 50", compara Justus.

Na conta entram gastos com testes, álcool em gel e máscaras, ítens obrigatórios em qualquer evento. "Com esses cuidados, tudo tem dado supercerto", diz a decoradora.

Depois da crise, Andrea comemora o sucesso instantâneo da cenografia Fidget Toys da festa de Rafinha Justus, que já se tornou uma das mais pedidas.

A exemplo do que ocorreu com o tema Ursinhos Carinhosos do aniversário de um ano de Zoe, filha de Sabrina Sato, em dezembro de 2019, em um mundo pré-Covid-19.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.