Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo
Descrição de chapéu

Os outsiders estão dentro

A cada dia surgem novos pretendentes à sucessão presidencial

 

Ilustração Reinaldo Figueiredo
Reinaldo Figueiredo/Folhapress

Na semana passada, antes da greve dos Correios, recebi uma carta da AALCRF (Associação dos Amigos e Leitores da Coluna do Reinaldo Figueiredo). A carta continha um ultimato. Eles exigiam que eu voltasse atrás na minha decisão de não disputar a eleição presidencial e ameaçavam entrar em greve, parando de ler a coluna. Com os correios em greve, respondi por WhatsApp, com um enfático "Incluam-me fora dessa!". Mas digo aqui, para os leitores que me restam, que eles ainda terão boas opções, já que a cada dia surgem novos pretendentes à sucessão, muitos deles outsiders, que poderão contribuir com uma nova visão da prática política.

Por exemplo, o pré-candidato João Toletão, também conhecido como "Perebinha", um homem que já fez de tudo na vida: foi motorista, chefe de quadrilha de ladrões de carga, estuprador, ocupou por algum tempo um cargo de chefia no Ministério do Trabalho e depois passou a se dedicar ao tráfico de órgãos. Os analistas acham que ele tem alguma chance. Já os marqueteiros consideram bom o perfil do candidato, tendo apenas um ponto fraco: ele é muito feio. Mas acham que uma boa plástica pode dar um jeito nisso.

Outro pré-candidato é o Pastor Herodes da Silveira. Um cidadão que tem um currículo invejável. Já foi missionário em vários países miseráveis da Ásia e da África, onde pôde se dedicar ao estelionato, ao estupro e ao tráfico de armas. Ele é famoso por sua firme posição contra o aborto e sempre declarou que "primeiro as crianças têm que nascer normalmente, para depois, aí sim, morrerem vítimas de balas perdidas".

Um terceiro novo postulante ao cargo é Darth Vader dos Santos, um homem com vasta experiência em liderança, tendo comandado um verdadeiro império, controlado por uma milícia formada por milhares de bandidos violentos, famosos por usarem armaduras brancas. Ele também teve alguma experiência como estuprador. Sua plataforma tem como ponto principal a segurança e a manutenção da lei e da ordem na base da porrada.

E o mais importante é que, até agora, eles não têm problema de elegibilidade, já que nenhum dos três foi preso, ou declarado réu em algum processo. Todos estão no páreo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.