Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo
Descrição de chapéu

Não é o fim do mundo, é só a Copa do Mundo

Calma, minha gente! Se não der certo, tudo bem, fica para a próxima...

Depois que desisti da candidatura à Presidência da República, minhas relações com a AALCRF (Associação dos Amigos e Leitores da Coluna do Reinaldo Figueiredo) ficaram seriamente abaladas. Desde aquele período não respondi a nenhum email, nenhum zap, nem nada. Agora, recebo pelo correio uma cópia da ata da última reunião da entidade. No mesmo envelope veio um convite para participar de um Bolão da Copa.

Lendo a ata da reunião fiquei sabendo que eles decidiram não decorar de verde e amarelo a fachada da associação, que fica num velho galpão na Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro. O enorme bandeirão do Brasil que eles sempre penduravam na entrada do galpão ficará guardado no almoxarifado. Também foi decidido que nenhum membro da entidade usará camisa verde e amarela, para que essa atitude não seja confundida com um apoio ao atual governo. Como diz um trecho da ata: "Está cada vez mais difícil ser torcedor sem parecer paneleiro, ex-eleitor do Aécio ou militante da Fiesp".

Também ficou registrado em ata o cancelamento do Projeto Baixorola. De acordo com o documento, "...lamentavelmente seremos obrigados a adiar mais uma vez o Projeto Baixorola, já que nossa campanha de crowdfunding não atingiu a meta estimada para a concretização desse belo e tão almejado sonho".

Talvez vocês se lembrem da Caxirola, aquele chocalho de plástico lançado na Copa de 2014 e que passou a ser literalmente lançado como um projétil, por torcedores raivosos, sobre seus desafetos no campo e nas arquibancadas. Pois o Projeto Baixorola (um contrabaixo de plástico, instrumento muito mais charmoso e civilizado que a Vuvuzela ou a Caxirola) será mais uma vez arquivado, à espera de dias melhores. E mesmo que o Projeto Baixorola fosse viabilizado, o texto da ata cita também o problema das companhias aéreas, que criam uma série de empecilhos para o transporte de instrumentos musicais de grande porte, o que tornaria difícil o envio de 500 baixorolas para a Rússia.

Ilustração Reinaldo Azevedo 1306
Folhapress

No texto da ata encontrei também uma informação curiosa: o Bolão da Copa que eles estão organizando não é para ver quem acerta o resultado dos jogos. É para ver quem acerta o número exato de comerciais do Neymar que vão aparecer na transmissão de cada jogo. Preferi não participar e pedi para me incluírem fora dessa. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.