Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo
Descrição de chapéu

O jazz é uma caixinha de surpresas

Nosso comentarista analisa a tabela dos festivais de jazz na Rússia

Esta coluna é um serviço de utilidade pública para os brasileiros que estão atualmente na Rússia e que podem, talvez, por algum motivo, estar desencantados com o futebol e, para não perder a viagem, queiram se divertir com outra coisa.

Publicamos aqui a tabela completa dos festivais de jazz na Rússia, com os comentários de Leonard Plume, crítico de jazz da revista Down Bitch. Ele está lá na terra de Stravinsky e mandou para nós, com exclusividade, esta análise da temporada jazzística. Vai que é tua, Leonard!

Ilustração
Reinaldo Figueiredo/Folhapress

"Alô, amigos do jazz! Estamos aqui em Moscou, onde o clima é propício para a prática do jazz ao ar livre. Mas é uma pena que vocês chegaram atrasados para o Usadba Jazz Festival, que aconteceu nos dias 2 e 3 de junho, com seis palcos montados nos gramados do parque Arkhangelskoye. O numeroso público que compareceu ao local vibrou com as firulas do baixista e cantor Richard Bona, um craque camaronês que já jogou em campos de todo o mundo, inclusive no Brasil. Vimos também a empolgante atuação do jovem inglês Jacob Collier, um multi-instrumentista que joga nas onze: ele é compositor, cantor, toca piano, bateria, baixo, guitarra, bate corner e cabeceia.

Também entrou em campo o time da New Power Generation Band, formada por músicos que acompanhavam o falecido Prince. Eles mostraram muito entrosamento, mas exibindo um estilo de jazz mais chegado ao rock e ao rhythm and blues. Em outro palco no gramado, vimos a garra e determinação do mais famoso craque local, o saxofonista Igor Butman. E a torcida também pôde conhecer o estilo de jogo mais moderno do saxofonista americano Donny McCaslin, um craque que, entre outras coisas, estava no time que tocou no último disco do David Bowie.

O calendário vai continuar em 7 e 8 de julho, quando acontece o Festival Internacional Jazz Seasons, nos jardins do centro cultural de Gorki Leninskiye. Esses gramados vão receber craques como o trompetista norte-americano Ambrose Akinmusire, o "Diamante Negro". Depois, em 26 de julho, tem o Festival Mundial de Jazz na cidade de Riga. E a temporada continua em 2 de agosto, quando acontece o Festival Internacional de Jazz de Sochi, cuja escalação ainda está sendo confirmada, mas já tem a presença garantida do francês Michel Legrand e do onipresente Igor Butman, o saxofonista mais fominha do jazz russo. Enfim, o torcedor brasileiro que quiser ficar na Rússia, para acompanhar o resto do torneio, com certeza vai poder vibrar com muitas exibições daquele jazz alegre, aquele jazz moleque, aquele jazz-arte."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.