Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo

Eleitor, o voto é a sua arma!

A história de um opúsculo cívico que quase foi lançado na Flip

Na semana passada, esta coluna teve acesso à lata de lixo do coordenador de campanha do PMPC (Partido Macho Pra Caralho), na qual encontrou o que parecia ser uma cartilha para orientação dos eleitores. Assinado pelo Doutor Darth Vader dos Santos, o prefácio da obra esclarecia: "A princípio, nosso partido achava que democracia era coisa de mulherzinha, mas depois que soubemos que o voto é a arma do eleitor ficamos entusiasmados com a ideia e decidimos publicar este manual, para ensinar o eleitor a manejar corretamente e cuidar da manutenção do seu voto".

O livreto de 24 páginas é fartamente ilustrado e contém instruções sobre como montar e desmontar o voto, como lubrificar as partes do voto e como empunhar corretamente o voto no momento decisivo, quando o eleitor se encontrar diante da urna eletrônica.

Ilustração para Reinaldo de 25.jul.2018
Reinaldo Figueiredo/Folhapress

Nos parágrafos finais, os autores demonstram uma certa preocupação: "Nossa única dúvida quanto à eficácia do sistema democrático é que não sabemos se as urnas eletrônicas resistirão a tantos disparos, uma vez que em cada seção eleitoral os cidadãos terão que votar para presidente, governador, senador, deputados estadual e federal".

A ideia do partido era lançar a obra na Flip, mas, quando perceberam que o livreto tinha 24 páginas, acharam que o fato seria motivo de chacota, já que 24, no jogo do bicho, é o número do veado. Anteviram uma sórdida campanha de desmoralização dos membros do PMPC na internet, com memes e zoação generalizada. Depois de muitas discussões, e apesar de o partido ser radicalmente contra o aborto, o coordenador da campanha preferiu abortar o lançamento.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.