Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo

O intérprete, o autor e a autora

Você sabe quem fez aquela música incrível? Procure saber...

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neste ano de 2019 vai ser comemorado o centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro, um dos maiores craques da música brasileira. Entre outras coisas, ele certamente será lembrado por ser o cara que cantava aquele sucesso, “Chiclete com Banana”. E foi aí que meus problemas começaram...

Dei uma busca na internet e essa composição apareceu assim: “Chiclete com Banana, de Gilberto Gil”. Aí, você pensa: “Que sacanagem! A música é do Jackson do Pandeiro e ficam dizendo que é do Gilberto Gil... Tudo bem, o Gil é um ótimo compositor, mas esse samba não é dele”.

E isso foi apenas o começo dos problemas, porque essa pérola da música brasileira também não é do Jackson do Pandeiro. Os autores são Gordurinha e Almira Castilho. Gordurinha era um cantor, compositor, humorista, radialista e produtor baiano e Almira Castilho era a famosa Almira, da dupla Jackson do Pandeiro e Almira.

Reinaldo Figueiredo/Folhapress

Além de ser cantora, compositora, dançarina e atriz, ela também acumulava a função de patroa do Jackson, isto é, “patroa” no sentido de esposa, como se dizia naquela época, os anos 1950. E mais do que isso: ela, que tinha sido professora, alfabetizou o analfabeto Jackson e ajudou o cara a organizar sua vida profissional.

Essa falta de noção generalizada sobre a verdadeira autoria das músicas de sucesso acaba gerando micos monumentais, como o de um apresentador de programa de auditório que estava recebendo Elba Ramalho e o acordeonista Dominguinhos.

Num certo momento, o apresentador falou para o Dominguinhos: “Dá pra você tocar aí aquela música linda da Elba, ‘De Volta pro Meu Aconchego’?”. O genial sanfoneiro, visivelmente puto, teve que explicar que ele era o autor da música, e que existia também um autor da letra, o seu parceiro Nando Cordel.

Mas, ainda falando de centenários, no ano passado foram comemorados os cem anos de nascimento do sambista Geraldo Pereira. Agora, vai lá na internet e procura “Falsa Baiana”. Provavelmente vai aparecer isto: “Falsa Baiana, canção de Gal Costa” ou “Falsa Baiana, canção de João Gilberto”.

Cuidado! Essa Falsa Baiana é fake. O verdadeiro autor é Geraldo Pereira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.