Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo

Uma viagem na máquina do tempo

Esta coluna ia para 1964, mas, por um erro de cálculo, foi parar em 1534

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Saibam todos os leitores desta mui erudita resenha literária: acaba de ser lançada, neste ano de 1534, a obra “Gargântua” ou “A Vida Mui Horripilante do Grande Gargântua, Pai de Pantagruel, Escrita pelo Mestre Alcofribas, Abstrator de Quintessência. Uma Obra Cheia de Pantagruelismos”. O livro é de autoria de François Rabelais, outrossim conhecido como Alcofribas Nasier. Este é o segundo tomo de uma monumental série épica, grotesca e iconoclasta, que narra a saga de uma linhagem de gigantes, saga esta que teve início em 1533 com o volume “Os Horríveis e Apavorantes Feitos e Proezas do Mui Renomado Pantagruel, Rei dos Dipsodos, Filho do Grande Gigante Gargântua”. Tudo leva a crer que, diante da boa receptividade do público, esta série terá prosseguimento, chegando, quiçá, ao terceiro, quarto ou quinto livros. A ver.

Ilustração
Reinaldo Figueiredo/Folhapress

O autor desafia a compreensão da crítica e é uma personalidade difícil de ser catalogada, sendo uma mistura de ex-monge, escritor, tradutor e cientista, mais exatamente um médico especialista em dissecação de cadáveres. Mas sua obra literária pode ser definida como um monumento fantástico, uma sátira desvairada e desbocada, tendo como alvo o conservadorismo, a hipocrisia, o puritanismo e a exploração da fé. Em suas páginas, o humor, totalmente livre, muitas vezes sexual e escatológico, vai contra os disparates e absurdos causados pela religião organizada e pelas crendices e superstições que proliferaram recentemente, no obscurantista período medieval. Esperemos que, nos séculos vindouros, nada disso venha a obstruir o desenvolvimento harmonioso do mundo moderno. 
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.