Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo

Mais uma vítima do rebranding

As nefastas consequências de uma ousada estratégia de marketing

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sei muito bem que o Brasil e o mundo estão passando por momentos terríveis e enfrentando problemas gravíssimos, mas hoje vou tratar de um perrengue pessoal e intransferível.

O caso é o seguinte: sou contrabaixista de um grupo de samba-jazz carioca que se chama CEJ (Companhia Estadual de Jazz). Esse nome é um trocadilho que só é compreendido no Rio de Janeiro e em poucos outros lugares, porque é uma referência à CEG (Companhia Estadual de Gás), empresa distribuidora de gás na região.

O problema é que essa companhia passou por um processo de rebranding e, a partir deste ano, atende pelo nome de Naturgy. Vejam bem, nós, da CEJ, já tínhamos muita dificuldade de explicar o nome do grupo, principalmente nas nossas turnês internacionais, em São Paulo, Belo Horizonte e Búzios.

A partir de agora, o nome CEJ (Companhia Estadual de Jazz) vai ficar ainda mais misterioso e incompreensível. E o engenhoso jogo de palavras vai se perder para sempre. É lamentável, e a culpa é do rebranding.

Outro processo de rebranding que aconteceu recentemente foi implementado pela equipe de propaganda e marketing do atual governo. Eles conseguiram emplacar novos significados para antigas expressões, como "homem de bem", que agora é um substantivo masculino, aliás, macho pra caralho, cuja definição é: "Fanático religioso que adora armas de fogo e odeia mulheres, negros e gays".

Outro termo que passou por um rebranding é o substantivo "comunista", que agora significa: "Anormal que se preocupa com pessoas injustiçadas e menos favorecidas". E tem mais: "novo" agora significa "velho". A culpa é do rebranding.

Reinaldo Figueiredo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.