Reinaldo Figueiredo

Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Figueiredo
Descrição de chapéu

Um texto de leitura obrigatória

Esta coluna divulga um documento, no mínimo, interessante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sei muito bem que minha coluna só tem meia dúzia de leitores, e por isso não vejo problema em compartilhar aqui um texto que achei, no mínimo, interessante. Pensando bem, acho até que é de leitura obrigatória. A princípio, não sabia quem era o autor, mas um amigo meu, que trabalha no Ministério da Educação, disse que o autor é Franz Kafta, um escritor tcheco de origem árabe. Leiam e tirem suas conclusões.

Ilustração
Reinaldo Figueiredo

Quando certa manhã Gregor Samsa, que era uma barata gigante, acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado numa espécie monstruosa de presidente da República. Estava deitado de costas e viu que havia uma faixa presidencial sobre seu ventre marrom. 

“O que terá acontecido comigo?”, pensou ele. Mas seu quarto continuava igual. O revólver e o celular estavam ali, na mesinha de cabeceira. Gregor olhou para a janela e viu a chuva batendo na vidraça. Aquele clima o deixava triste. “Que tal se eu dormisse mais um pouco e esquecesse essa maluquice?”, pensou. Mas não conseguiu realizar seu intento, pois logo entraram no seu quarto vários assessores com planilhas, estatísticas, pesquisas e ameaças de processos contra sua família, que era do grupo dos artrópodes. Gregor saiu dali correndo, movimentando velozmente suas seis patas.

Lá fora, deparou-se com uma manifestação de milhares de senhoras que se autodenominavam “As Tias do WhatsApp”. Elas estavam armadas com chinelos enormes, e vinham em sua direção, gritando palavras de ordem como: “Chega de pagar mico!”, “Votei nessa coisa e agora todo mundo fica me zoando!” e “O barato saiu caro!”. Neste momento, Gregor acordou sobressaltado e viu que aquilo era apenas um sonho. Felizmente, ele ainda era uma barata gigante normal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.