Reinaldo Azevedo

Jornalista, autor de “Máximas de um País Mínimo”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Azevedo

3ª via, até agora, mais exclui do que inclui. Quer falar com quem?

Cuidado com as bolhas! Não se enganem: pode-se ganhar uma guerra de memes, mas perder a eleição. A maratona mal começou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A dita "terceira via" —nome tolo— não conseguiu, até agora, ser bem-sucedida em desbancar Jair Bolsonaro do segundo turno porque, em termos estruturais, repete parte de sua estratégia, que consiste em tentar eliminar do jogo o PT e a base social que ele representa. Se bem-sucedida, manteria o país em conflagração ideológica permanente. Lembram-se? "É a política, estúpido!"

É difícil competir com o cara no lamaçal da indignidade política. As aspirações políticas obscenas que ele vocaliza não combinam com modos à mesa, também os da civilização que superou a guerra de todos contra todos.

Jair Bolsonaro, Lula, Sérgio Moro, João Doria e Ciro Gomes
Sérgio Moro, João Doria e Ciro Gomes, principais nomes da 3ª via - Agência Senado, Pedro Ladeira e Eduardo Knapp/Folhapress

Para ser um deles, é preciso combater as vacinas; usar coturnos em visita a chefe de Estado; recitar divisa fascista em encontro entre iguais; tratar o arroto como um dos modos da liberdade de expressão e contar piada de bilau em churrascada. O reacionarismo rejeita o pudor, e "a cadela está sempre no cio". Essa minha caricatura hostil, não se enganem, esculpe em carrara o herói de milhões de pessoas.

Como apontam as pesquisas, postulantes à tal "terceira via" não conseguiram, até agora, rivalizar com o "Mito" porque não têm como suplantá-lo nem nos transes da ventura nem nos dons do pensamento. Ainda que intentassem uma competição na brutalidade —Sergio Moro ensaia—, é pouco provável que atraíssem a patuleia do "capitão". E, adicionalmente, afastariam os que, sendo refratários à esquerda, rejeitam o vale-tudo.

Inexiste bolsonarismo sem o antipetismo fanático. Nas palavras do presidente e de seus seguidores, PT e petistas deveriam ser banidos da política, talvez do Brasil. Caso reeleito, dará continuidade à "guerra cultural" restauradora: contra as esquerdas —ou tudo aquilo que eles cismarem que assim tem de ser chamado.

A palavra não define um conteúdo. E só uma pecha para desqualificar desafetos. A exemplo de todo reacionário delirante, o "Mito" tem uma "Idade do Ouro" na cachola — aquele passado, que nunca existiu, em que tudo teria sido belo, bom e justo.

Ele dirige sua pregação a milhões que veem o mundo caído em tentações em razão da ação deletéria de comunistas, ateus e gays. Uma multidão o leva a sério. Vejam lá: o restaurador se encontra com Putin e diz que ambos são parceiros na defesa dos "valores da família" —senha para a homofobia— e na "crença em Deus".

O ex-agente da KGB, que considera o fim da União Soviética "a maior catástrofe geopolítica do Século 20", deve ter pensado: "É ainda mais idiota do que parecia". Idiotia que tem sua eficácia. Também na Rússia...

O amigo de Queiroz jamais afirmou que queria "governar todos os brasileiros". Ele não quer. A demonização do inimigo não é mera crispação retórica. O apocalipse da restauração é fachada de um governo perverso com o mundo do trabalho, com os direitos sociais, com as minorias, com a segurança pública, com o meio ambiente —com tudo o que lembre futuro. E há os beneficiários econômicos dessas escolhas do delírio da reação.

Qual é a aposta impossível que os postulantes à terceira via fizeram até aqui, abraçados a seu "nem-nem"? Respondo com uma síntese. Bolsonaro quer todos, menos o PT e associados; a terceira via quer todos, menos o PT e Bolsonaro —aumentando o campo da exclusão—, e Lula quer todos, menos Bolsonaro, notando, no entanto, que nunca hostiliza o eleitorado não ideológico do seu antípoda.

O acerto do ex-presidente não é apenas político. É também matemático. E Ciro? Não difere no jogo do "nem-nem", mas com viés à esquerda. Com quem isso a que chamam "terceira via" está disposta a falar?

Encerro com o parágrafo da dúvida, que pede para entrar no texto. A eventual composição de federações pode trazer novidades. O presidente não está morto. O líder petista tenta ampliar ao máximo as alianças porque sabe que o embate não será fácil —e governar pode ser ainda mais difícil do que vencer. O antibolsonarismo realmente militante também é uma bolha: o turista apalhaçado da Rússia e da Hungria, do qual é fácil mangar, é visto como herói autêntico pela outra bolha. Não se enganem: pode-se ganhar uma guerra de memes, mas perder a eleição. A maratona mal começou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.