Reinaldo Azevedo

Jornalista, autor de “Máximas de um País Mínimo”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Azevedo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Ou terceira via tenta desconstruir Bolsonaro ou já era

Pesquisas, incluindo as recentes, apontam estabilidade do quadro eleitoral, não o contrário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Isso a que chamam "terceira via", em conseguindo ser alguma coisa, teria a coragem, a clareza ou ambos de partir para a desconstrução de Jair Bolsonaro, deixando claro por que, para a sobrevivência da democracia, ou para a sua higidez, ele não pode ser reeleito presidente da República, ou estaremos todos fritos? Quando vão perceber que a tradução da fórmula "nem-nem" é esta: "nem bilheteria nem fortuna crítica"? Até agora, no entanto, vejo passos em sentido contrário. O caminho está errado.

E qual é o erro essencial da turma que se meteu na criação do que chamei aqui de "Quimera da Dupla Negação"? A ambição de se constituir como uma espécie de Comitê de Salvação Pública, mas com sinal trocado. Em vez do cego furor revolucionário, o que se vê —com todas as vênias às personagens envolvidas— é um reacionarismo meio salta-pocinhas, que é antibolsonarista por força das circunstâncias apenas, mas cuja vocação é ser, de verdade, antipetista e antilulista. "E não pode ser, Reinaldo?" Claro que sim! Mas, então, é preciso chamar as coisas pelo nome e ver se a postulação dá pé. Eu acho que não dá.

O presidente Jair Bolsonaro durante evento em Brasília - Adriano Machado/Reuters

Olho a mais recente leva de pesquisas. Ainda que se tentem captar movimentos relevantes aqui e ali, e até há alguma coisinha, a verdade é que se tem uma impressionante estabilidade do quadro eleitoral. No dia 12 de maio de 2021, Lula bateria Bolsonaro no Datafolha por 55% a 32% no segundo turno. Depois de uma suposta tendência a uma fabulosa recuperação eleitoral do atual mandatário, o petista o venceria, quase um ano depois, por 55% a 34%, em dados de março.

O ex-presidente tem 40% ou mais (44% nesta quinzena) no primeiro turno das 12 últimas pesquisas Ipespe. Bolsonaro ficou entre 24% e 30% (dado mais recente) nesse intervalo e já havia chegado a 28%. Na Quaest, que começou a fazer pesquisas em julho do ano passado, Lula largou com 54% no segundo turno, número que repete agora, no 10º levantamento. Bolsonaro começou com 33% e hoje exibe 34%. Chegou ao fundo do poço, é certo, em novembro do ano passado, com 27%. E seu antípoda já marcou 57%.

A nota emitida por MDB, PSDB (tendo o Cidadania como chaveirinho) e União Brasil (UB), nesta quarta (6), anunciando que devem definir em 18 de maio um nome para disputar a eleição, ficando a UB de escolher o seu representante no grupo até o dia 14, é uma aberração única na política. Logo no primeiro parágrafo do texto, lê-se que o grupo reafirma "tratativas para apresentar um candidato(a) à Presidência da República como a alternativa no campo democrático."

Não entendi direito. É "uma" alternativa, de modo que há outras, ou a turma considera que o J. Pinto Fernandes (vejam poema de Carlos Drummond de Andrade), a personagem ainda indefinida, é mesmo "a" alternativa, de sorte que, por ora, uns 70% dos brasileiros estariam escolhendo nomes contrários à democracia? Outra pergunta que tenho feito há mais de ano em toda parte —e que irrita também os bolsonaristas, levando-os de novo a defender a tortura, como se viu no ataque criminoso a Míriam Leitão: no que respeita aos valores democráticos e à defesa dos direitos humanos e das garantias fundamentais, Lula e Bolsonaro são mesmo males opostos e combinados? O "nem-nem" é, antes de qualquer coisa, uma falsificação da história.

O jogo ainda não está jogado, é claro. Erros importantes podem ser cometidos. Mas não vejo leitura possível do jogo que justifique essa ideia tola do "Comitê Conservador de Salvação Pública". Caso se consiga definir quem é J. Pinto Fernandes, a tarefa óbvia de tal personagem é tentar tirar Bolsonaro do segundo turno —por enquanto, ele está ganhando musculatura para assegurar a vaga. E olhem que não faltam ruindades e insucessos no seu governo. Ocorre que a turma do "Comitê" está muito ocupada trocando tapas.

No PSDB, Eduardo Leite ignora o resultado das prévias. Na UB, Luciano Bivar usa Sergio Moro, o "Bolsonaro Nutella", como uma espécie de cavalo de Troia, evidenciando que o partido já nasce sob os auspícios do bifrontismo. E se permite que o único nome do grupo que tem uma obra de dimensão nacional —e tem— seja jogado às cobras. Refiro-me, claro!, a João Doria. Não há terceira via possível se o caminho está errado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.