Reinaldo Azevedo

Jornalista, autor de “Máximas de um País Mínimo”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Azevedo

A real polarização se dá entre a democracia e o caos

Bolsonaro mobiliza-se, sim, para dar um golpe com o apoio das Armas e do seu povo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pressão feita por bolsonaristas sobre a XP para interromper a série de pesquisas Ipespe, instituto comandado pelo sociólogo Antonio Lavareda, porque descontentes com os números colhidos evidencia o Brasil que esses patriotas têm na cabeça.

Só valem as eleições que eles ganham e só são aceitáveis os levantamentos que apontam a sua vitória. Jair Bolsonaro tem um dom, é preciso que se admita: como poucos, ou ninguém antes dele, desperta em parcela considerável dos brasileiros o que estes têm de pior.

O horror estava lá, guardado, em repouso, reprimido, como deve ser, pelo pacto civilizatório. Ele revolve, com sua ignorância agressiva, o lodo psíquico e existencial de ressentimento, truculência e ódio.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) - Daniel Becerril/Reuters

Ainda que o amálgama de suas postulações sejam os interesses muito objetivos que se plasmam à sua volta —afinal, esse governo também produz vitoriosos—, a massa de opinião que ele mobiliza é refratária à informação, à ciência, aos fatos.

Há um aspecto particularmente perverso, que assombra um tanto o cérebro das pessoas adaptadas ao mundo racional: os defensores mais radicais do bolsonarismo não são os de baixa escolaridade (e os há) ou os argentários que se locupletam dessa pantomima reacionária e sangrenta.

Os entusiastas verdadeiramente virulentos, indica a experiência, são pessoas com um grau de instrução que lhes permite, ao menos, entender que a Terra é redonda, que as vacinas funcionam e que George Soros não é comunista.

Bolsonaro encarna a falência do conhecimento e arrebata um número impressionante de seguidores. Na quarta, em evento na Associação Comercial do Rio, por exemplo, retomou o assunto do marco temporal —escancaradamente inconstitucional, registre-se— para a demarcação de terras indígenas e lascou: se prevalecer o voto de Edson Fachin, 28% do território nacional serão destinados às reservas —área, ele disse, correspondente às regiões Sul e Sudeste. Ocorre que as regiões Sul (6,77%) e Sudeste (10,85%) somam 17,62% do território nacional.

E daí? Lá estavam os que se pensam certamente sábios a corresponder às suas provocações, incitando-o a desrespeitar decisões judiciais, a aplaudir as suas desinformações, a rir do epíteto pelo qual chamou Lula —o "Nove Dedos"—, reduzindo o adversário a um bebedor de "pinga", o que também divertiu os presentes.

Não que aquela fosse uma plateia de abstêmios. É que a "pinga" lembra o "cobertor de pobre", não é isso? No fim das contas, Bolsonaro estava lá para convocar uma parcela da elite a uma cruzada contra a pobreza. É o mesmo que, candidato em 2018, disse na Hebraica do Rio sobre quilombolas: "O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas" e que "nem para procriador ele serve mais". Também houve risos.

É evidente que não resumo o bolsonarismo à esfera psicológica ou sociológica, embora considere esses saberes fundamentais para entender o fenômeno. Bolsonaro também é uma escolha de economia —e de economia política. Quando Paulo Guedes anuncia que pretende transformar uma Eletrobras em gás de escapamento, há aí uma escolha que produz vitoriosos e derrotados.

Quando o governo do país que é o segundo maior exportador de alimentos do mundo assiste, impassivelmente, à fome de 33 milhões e à evidência de que 125 milhões (58%) não têm comida todo dia no prato, é preciso que se saiba ser essa a consequência de um modo de concentrar a riqueza. Um retrocesso de 30 anos.

Inferir que a surra eleitoral que Lula dá em Bolsonaro entre os de mais baixa renda e os de menor escolaridade decorre da aposta do petista na "polarização", esse termo estúpido, corresponde a se juntar àqueles que riem e gritam de satisfação ao ouvir infâmias.

Enquanto escrevo, Bolsonaro mobiliza o que já chamou de seu "exército" para o 7 de Setembro "da libertação", a menos de um mês da eleição. Como não conseguiu, até agora, o apoio da maioria para a sua realidade alternativa, mobiliza-se, sim, para dar um golpe com o apoio das Armas e do "seu povo", aquele do ressentimento, da truculência e do ódio.

No fim das contas, será malsucedido. Mas que preço pagaremos? Constatar que estamos entre a democracia e o caos não é uma fantasmagoria inventada por petistas. E só um fato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.