Reinaldo José Lopes

Jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor de "1499: O Brasil Antes de Cabral".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo José Lopes

Catástrofe de Brumadinho trouxe ainda mais morte a um rio já debilitado, mostra pesquisa

Ao todo, 270 pessoas morreram no desastre em janeiro de 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em qualquer país minimamente decente, as 270 pessoas mortas pela lama da barragem de Brumadinho (MG) em janeiro de 2019 ainda deveriam estar assombrando as consciências de todos, colocando contra a parede a premissa de que vale tudo para arrancar riquezas do subsolo.

No entanto, como isto aqui é o Brasil, quase ninguém mais se lembra daqueles cadáveres de menos de um ano atrás. E menos ainda se recordam deles os que, delirantes, acham que a mineração tem mesmo é de esburacar o caminho rumo ao progresso país afora. Por sorte, existe um negócio chamado ciência.

Uma análise que acaba de ser publicada tirou duas “fotografias” geoquímicas e biológicas do rio Paraopeba, curso d’água de mais de 500 km de extensão diretamente afetado pelos rejeitos de Brumadinho, logo depois do desastre e quatro meses mais tarde. Os dados pintam um quadro nada elogioso do que andamos fazendo com nossos rios.

Como seria de se esperar, o pobre Paraopeba foi brutalmente afetado pelo dilúvio de lama. Quatro meses depois, quando os efeitos agudos da tragédia já pareciam ter se dissipado, a situação, em vários aspectos, não era muito melhor —sinal de que Brumadinho talvez tenha sido apenas a cereja do bolo num processo mais insidioso e constante de degradação ambiental.

Está tudo descrito em artigo na revista científica Science of the Total Environment, assinado por Fabiano Thompson, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e por pesquisadores de outras instituições no Rio, no Espírito Santo e em São Paulo.

A equipe, além de analisar a presença de metais pesados na água do rio, também verificou a presença de diversos tipos de micro-organismos nas amostras, comparando esses dados com os obtidos em anos anteriores por órgãos estaduais de Minas.

Eles avaliaram ainda os efeitos da água afetada sobre o peixinho Danio rerio, o popular “paulistinha” dos aquários domésticos. Exemplares da espécie foram expostos às amostras, de modo que as taxas de mortalidade e a presença de possíveis anomalias nos embriões de peixes indicassem os riscos trazidos por aquela água às formas de vida do Paraopeba.

Logo depois do rompimento dos reservatórios de Brumadinho, a água do rio a 6 km do local do desastre se tornou 30 vezes mais turva do que o padrão aceito para uso na legislação brasileira. A presença de ferro dissolvido n’água também era o triplo do permitido. Os efeitos se estenderam até Angueretá, a 242 km da área inicialmente afetada, onde a turbidez do rio e os níveis de ferro e alumínio na correnteza aumentaram consideravelmente.  

Nos meses seguintes ao dilúvio de lama, também aumentou até dezenas de vezes a proporção de micróbios tolerantes à presença de ferro na água. A mortalidade dos embriões de paulistinha foi elevada, é claro, nas amostras de água coletada logo depois do desastre, ultrapassando 50%. No entanto, o que é ainda mais desanimador é que esse número chegou a ser ainda maior em maio deste ano, vitimando 85% dos embriões.

Ou seja, provavelmente não se trata de um resultado direto de Brumadinho, mas do ápice de um processo de deterioração do rio no longo prazo – já entre 2010 e 2012, peixes da região tinham níveis altos de zinco, cobre, mercúrio e ferro em seu organismo.

E tudo isso, vale ressaltar, num dos estados mais ricos e populosos do país. Alguém aí imagina o que pode acontecer se tivermos um “liberou geral” da mineração na Amazônia?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.