Reinaldo José Lopes

Jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor de "1499: O Brasil Antes de Cabral".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo José Lopes
Descrição de chapéu Coronavírus

Ai de ti, Minas Gerais

Ao menosprezar testes para combater Covid-19, Zema coloca os mineiros em risco desnecessário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dizem as más línguas que o partido Novo nada mais é que o bolsonarismo que calça sapatênis e aprendeu a substituir as mãos sujas por garfo e faca à mesa. Verdade ou não, o fato é que certos representantes da agremiação têm copiado o que há de pior no negacionismo científico do atual presidente. Diante de uma crise que só pode ser enfrentada gerando o máximo possível de conhecimento confiável em tempo real, “novistas” como o governador de Minas Gerais resolveram optar pela ignorância.

Com efeito, Romeu Zema tem bradado aos quatro ventos que testes para detectar a presença do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, não salvam vidas —UTIs e respiradores é que as salvam, pontifica ele. Ficar testando a população serve apenas para satisfazer “curiosidade de pesquisador”, diz Zema.

O envenenamento do debate público nos últimos anos mostrou como é possível combinar diversas afirmações aparentemente razoáveis a fim de compor um conjunto que não passa de sandice, e o raciocínio do governador mineiro é o exemplo mais acabado disso.

Sim, é óbvio que testes não são medidas terapêuticas. É lógico que os cientistas estão curiosos para saber como o vírus está se espalhando. Nada disso significa, entretanto, que informações sobre o número e a localização dos infectados não sejam altamente estratégicas para salvar muitas vidas —e a economia, é claro, a queridinha de novistas e bolsonaristas.

Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, com os dedos das duas mãos juntas
Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema - Pedro Gontijo/Imprensa MG

E isso porque doenças infecciosas são um fenômeno essencialmente populacional. Todos os parâmetros que fazem com que elas sejam devastadoras ou simples marolinhas dependem das rugas e dobras do tecido populacional pelo qual navegam —vale dizer, da proporção de pessoas infectadas, recuperadas e suscetíveis (ou seja, que ainda não tiveram a doença) num local, e do grau de proximidade entre elas.

Já há indicações claras de que o aparente sucesso de Minas no enfrentamento da pandemia é bem menos robusto do que sugerem os números oficiais. No papel, são 240 mortos por Covid-19 no estado até agora, mas outras 539 pessoas tiveram como causa de morte a chamada síndrome respiratória aguda grave —clinicamente muito similar à doença viral— de janeiro a abril deste ano.

O número, segundo estudo da Universidade Federal de Uberlândia, é 650% superior ao do mesmo período do ano passado. Ainda que uma parcela considerável desses falecimentos tenha outras causas —pneumonias causadas por bactérias, por exemplo— é altamente improvável que a mão de ferro do coronavírus não esteja, em parte, por trás do aumento.

Por fim, consideremos ainda que problemas respiratórios são apenas uma das facetas letais da Covid-19. Já ficou claro que a doença também pode matar agravando problemas de coração, causando derrames ou até danos aos rins. Deixar de testar é abandonar a capacidade de compreender as múltiplas facetas da doença —e, portanto, de combatê-la com eficiência.

O único caminho para uma retomada consciente das atividades econômicas em Minas e no país é saber exatamente quem são e onde estão as pessoas infectadas e rastrear também os indivíduos com quem elas têm contatos, para quebrar a cadeia de transmissão.

Quem nem tenta obter essas informações está se condenando a enxugar gelo perpetuamente, enquanto a pilha de corpos cresce. Não existe escudo mágico protegendo as regiões do Brasil que ainda não foram muito afetadas pelo vírus. Se Minas continuar a escolher a ignorância, ninguém estará a salvo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.