Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Ninguém quer ver futebol feminino

Audiência do Mundial desfaz mito de que o futebol feminino não é atrativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não consigo precisar quantas vezes já ouvi a frase "ninguém quer ver futebol feminino" nas redações esportivas, nas rodas de conversa sobre futebol com torcedores, ou simplesmente toda vez que esse assunto vem à tona. Parece que é sempre um combo quando se fala sobre mulheres jogando bola: é chato, é lento, ninguém quer ver.

Tenho pra mim uma certeza --baseada na experiência mesmo, não em números oficiais-- que 99% das pessoas que dizem isso não viu sequer um jogo de futebol feminino nos últimos quatro anos. Até porque, nem teria muito como ver. Não há campeonatos de futebol feminino sendo transmitidos na TV com frequência, isso costuma acontecer só mesmo na Olimpíada. Mas os clichês sempre se repetiram e por muitas décadas foram aceitos como "verdade absoluta".

Aí veio a Copa do Mundo de 2019. E a Globo, maior emissora do país, decidiu transmitir o torneio. Aliás, não só transmitir, decidiu cobrir o torneio --o que é bem diferente, porque implica fazer matérias frequentes sobre o assunto e incluir o tema na programação. O resultado disso com certeza vai chocar aqueles apegados ao antigo clichê: a estreia da seleção brasileira diante da Jamaica teve mais de 19 milhões de pessoas assistindo ao jogo, a segunda maior audiência da história da Copa. A partida contra a Itália, em plena terça-feira no horário comercial, superou esse número e chegou a 22 milhões de espectadores.

A atacante Cristiane comemora um de seus três gols na vitória da seleção brasileira feminina sobre a Jamaica por 3 a 0 na estréia da Copa do Mundo na França
A atacante Cristiane comemora um de seus três gols na vitória da seleção brasileira feminina sobre a Jamaica por 3 a 0 na estréia da Copa do Mundo na França - Richard Callis/Folhapress

Depois, as oitavas de final entre Brasil e França: 35 milhões de pessoas estavam ligados nas TVs brasileiras para acompanhar uma partida com mulheres em campo. O número representa simplesmente a maior audiência da história da Copa feminina no mundo inteiro. Superou a final da Copa de 2015, que havia registrado 25,6 milhões de espectadores nos Estados Unidos.

Quatro jogos da seleção feminina na TV e três deles quebraram recordes de audiência. Será mesmo que ninguém quer ver futebol feminino?

Nas redes sociais, o alcance das conversas sobre a Copa chegou a superar 92 milhões de pessoas em um dos jogos do Brasil, segundo o Observatório do Mundial feminino publicado pela Vert Inteligência Digital. A procura no Google sobre as atletas e sobre a história do futebol feminino se multiplicou também desde a estreia da seleção --o nome de Cristiane, por exemplo, teve um aumento de 7.800% no número de buscas um dia depois de ela ter feito três gols diante da Jamaica.

Isso mostra que existe, sim, uma demanda por saber mais sobre o futebol delas. Existe um público enorme em potencial. E tudo isso, por muito tempo, foi ignorado em nome de um clichê que todo mundo sempre repetiu, mas nunca parou para pensar se era mesmo real.

Alguém aí acha que o Brasil inteiro sempre quis ver futebol americano? Só que houve uma emissora que apostou no potencial desse produto, passou a transmitir com frequência os jogos, explicar as regras e, assim criou a cultura do futebol da bola oval por aqui. Hoje, milhões de pessoas param até mesmo no meio do Carnaval para ver o Super Bowl. E vão me dizer que o futebol das mulheres não teria esse potencial?

Essa Copa do Mundo já é um marco porque está derrubando por terra todas as bobagens que os preconceituosos sempre repetiram sobre o futebol feminino. Mais do que isso, ela fez o brasileiro recuperar seu orgulho de torcer pela seleção e "descobrir" que existem mulheres incríveis que honram essa camisa, como Marta, Cristiane, Formiga, e também como Thaísa, Tamires, Andressa Alves, e tantas outras que não eram conhecidas antes e agora também são admiradas.

Para os que não gostam do futebol feminino, há sempre a possibilidade de desligar a televisão e não assistir. Mas para nós, que gostamos do futebol por essência, só peço que não nos privem mais do direito de poder vê-las em campo. Que as transmissões sigam para além da Copa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.