Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Do terrão ao Morumbi

São Paulo e Corinthians fazem uma final histórica no Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O primeiro jogo da final do Campeonato Paulista entre São Paulo e Corinthians aconteceu no final de semana, no Morumbi, e foi histórico.

Bem diferente daquela insossa final masculina que você viu em abril, as mulheres dos mesmos dois times se enfrentaram em um jogaço, que marcou o retorno do futebol feminino ao Morumbi após duas décadas de hiato.

A última vez que mulheres subiram o túnel desse estádio para entrar em campo foi em 2001, em um time memorável do São Paulo, que tinha, entre outras craques, Juliana Cabral (capitã da medalha de prata em Atenas) e Emily Lima (a primeira mulher a comandar uma seleção brasileira de futebol). Eram mensagens dessas duas jogadoras históricas que estavam escritas na foto de cada uma das atletas do atual elenco no vestiário, todo envelopado para elas.

Giovanna Crivelari marcou o gol do Corinthians no jogo de ida da final do Campeonato Paulista contra o São Paulo
Giovanna Crivelari marcou o gol do Corinthians no jogo de ida da final do Campeonato Paulista contra o São Paulo - AFP

Se a gente pensar que boa parte das jogadoras do São Paulo tem de 19 a 22 anos, elas nem sequer tiveram a chance de ver numa vida toda mulheres jogando no Morumbi

E, se a gente pensar que nesse mesmo elenco está Cristiane, uma das maiores atacantes que o futebol já viu, e que ela também nunca havia jogado nesse gramado, dá para ter um pouco de ideia da importância desse momento.

A goleira Carla disse na preleção do jogo: "Todo mundo aqui jogou em campo de terrão. Olha a oportunidade que estamos tendo". 

Uma oportunidade conquistada, vale reforçar, a duras penas e com muita luta.

A Carla não deve se lembrar, mas nesse meio tempo houve um Campeonato Paulista feminino que colocou "beleza" no regulamento --nem faz tanto tempo, foi também em 2001 que a regra proibia jogadoras de cabelos curtos e exigia mais aparência do que futebol.

Houve também o fim do investimento no futebol feminino nos quatro principais clubes de São Paulo. 

Houve tantas idas e vindas, tantas declarações preconceituosas de dirigentes que afirmaram serem contra o futebol das mulheres... 

Coisas que fazem com que essa simples final no Morumbi represente, por si só, uma grande conquista.

E não parou por aí. 

A final Majestosa teve transmissão em três canais (Rede Vida, Cultura e SporTV), além de ter sido exibida online também no YouTube e bateu recordes de audiência. Na plataforma online, foram 370 mil visualizações.

No SporTV, a transmissão do futebol feminino liderou a audiência entre os canais esportivos, superando até mesmo jogos da Premier League e da Bundesliga que passavam no mesmo horário na ESPN e na Fox Sports.

Mais do que isso, o jogo foi espetacular. Quem costuma dizer que "futebol feminino é chato" engoliria a língua se assistisse a essa partida. Os dois times buscando o jogo o tempo inteiro, sem tempo pra respirar entre um lance e outro.

O gol veio de uma jogada de Tamires (sempre ela) para Crivelari, que chutou cruzado e colocou o Corinthians na frente, mas o São Paulo esteve muito perto de empatar, com Valéria chegando e Cristiane fazendo o inferno na área do Corinthians --inclusive acertando uma bicicleta que foi um pecado dos deuses do futebol não terem deixado entrar.

Demorou demais para as mulheres voltarem a jogar no Morumbi. Mas aqui não falta paciência nem persistência. Sem dúvidas, não haverá de demorar tanto para o próximo. É bom lembrar que ainda haverá o jogo de volta no dia 16 de novembro, na Arena Corinthians, às 11h, com entrada gratuita.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.