Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Fala de Bolsonaro sobre histórico de atleta me trouxe alívio

Para ele uma 'gripezinha', coronavírus já causou mais de 23 mil mortes no mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não posso negar que, em meio à pandemia, nesta semana senti um certo alívio. Ao descobrir em pronunciamento do presidente da República que o “histórico de atleta” faria do coronavírus —a doença que já causou mais de 23 mil mortes no mundo— uma “gripezinha” ou um “resfriadinho” para ele, tranquilizei-me.]

No auge dos meus 30 anos, com pelo menos 25 deles praticando esportes com frequência, posso me dizer “imune” à Covid-19, segundo o diagnóstico de Jair Bolsonaro, que não é médico formado, mas é capitão reformado e com certeza entende mais sobre esse vírus do que qualquer especialista em infectologia.

Estava aflita depois de ler o depoimento do sul-africano campeão olímpico da natação nos 100 m peito, Cameron van der Burgh, dizendo que o novo coronavírus era o pior vírus que ele já tinha encarado.

“Sinto um forte cansaço e uma tosse da qual não consigo me livrar. Qualquer atividade física, como andar, acaba me deixando exausto por horas”, foi o relato do medalhista de ouro em Londres-2012. Vai ver ele não fazia tantas flexões diárias (de pescoço) quanto nosso presidente e aí se abalou com a doença.

Li também que nomes da NBA, até mesmo o fenômeno Kevin Durant, do Brooklyn Nets, foram infectados pelo coronavírus.

O craque francês do vôlei Earvin Ngapeth também recebeu diagnóstico positivo e chegou a ser internado após três dias complicados.

No futebol italiano e espanhol, mais casos surgindo entre os jogadores, e eu só posso pensar que todos eles são exceções à regra: afinal, com histórico de atleta, estamos livres do perigo.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo João Doria (PSDB) fazem demonstração de flexão de braço durante evento no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Zona Sul de São Paulo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo João Doria (PSDB) fazem demonstração de flexão de braço durante evento no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Zona Sul de São Paulo - Gilberto Marques - 19.jun.19/Governo do Estado de São Paulo

Devo dizer que me assustei também quando o Comitê Olímpico Internacional anunciou o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021. São 11 mil pessoas com passado e presente de atleta, eles não deveriam estar preocupados.

Será que a decisão foi para preservar o próprio presidente do COI, Thomas Bach? Este, apesar de ter histórico de campeão olímpico de esgrima, já está com seus 66 anos, é do grupo de risco. De toda forma, não precisaria parar tudo por causa dele. A Olimpíada precisa girar.

E quem não ficou chocado com as imagens vindas da Itália e da Espanha, com corredores de hospitais lotados, doentes sendo atendidos em cadeiras espalhadas por todos os lugares, profissionais da saúde desesperados?

Os jornais desses países apontam números gritantes: mais de 80,5 mil casos e 8.000 mortes na Itália; mais de 55 mil casos e 4.000 mortes na Espanha. Mas isso deve ser coisa da imprensa querendo pregar a histeria e quebrar a economia mundial.

Ouvi também, ao longo da semana, presidentes e primeiros-ministros de países dos cinco continentes fazendo apelo à população para que fique em casa, com o intuito de evitar um cenário ainda pior.

A Organização Mundial da Saúde diz que só o isolamento social seria capaz de conter a pandemia.

Médicos e infectologistas brasileiros alertam para a gravidade de um problema de saúde pública como esse em um país continental como o Brasil, que não dispõe de leitos de hospitais suficientes para atender a um número tão grande de infectados.

Ainda bem que temos nosso presidente para nos acalmar e conter todo esse pânico por causa de um “resfriadinho”.

Não vamos acreditar nos exageros da imprensa. O mundo inteiro está errado, Jair Bolsonaro está certo.
Mas, por via das dúvidas, quem não tem histórico de atleta é melhor começar a fazer suas flexões.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.