Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça
Descrição de chapéu Futebol Feminino

Camisa 10 rara, Sissi foi gênio ignorado no futebol brasileiro

Meia era clássica e precisa, mas não teve despedida merecida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muito tem se falado sobre a ausência de meio-campistas clássicos no Brasil. Jogadores capazes de enxergar o campo como se estivessem fora dele e que conseguem encontrar os mais inusitados espaços para os mais milimétricos passes.

É dito que o jogador bom é aquele que sabe ver o jogo, mas o craque é o que sabe antever. E craques, nós sabemos, são raridades —especialmente aqueles que conseguem pensar o jogo com perfeição e executá-lo com precisão.

Vestindo a camisa da seleção brasileira entre 1988 e 2000, Sissi foi essa camisa 10 clássica. E como todo jogador dessa posição, ela também preferia dar uma assistência a fazer um gol. Não que não os fizesse, porque não lhe faltaram tentos inesquecíveis —como aquele de falta contra a Nigéria que classificou o Brasil para a semifinal da Copa do Mundo de 1999.

Sissi após marcar o gol da vitória contra a Nigéria, na prorrogação, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1999
Sissi após marcar o gol da vitória contra a Nigéria, na prorrogação, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1999 - Zoraida Diaz - 1.jul.1999/Reuters

Naquele Mundial, Sissi foi artilheira, o que prova seu apreço por balançar as redes.

Mas sua maior paixão no futebol era fazer o inesperado. Dar o passe que ninguém imaginava ser possível. Não estou aqui para diminuir o talento de quem é artilheiro(a) nato e mortal lá na frente. Fazer gols também exige inteligência e muita habilidade, mas eu tenho para mim que é “mais fácil” produzir um exímio goleador do que um meio-campista diferenciado.

Faça o teste. Liste os dez melhores atacantes brasileiros de todos os tempos e depois tente fazer o mesmo com os meio-campistas clássicos. Qual lista foi mais difícil fechar

Pois bem, Sissi era tão diferenciada, que a torcida do São Paulo em pleno 1997 gritava nas arquibancadas de jogos do time masculino: “Ei, Muricy, coloca a Sissi”. Quem é são-paulino e acompanhava o futebol feminino na voz do inconfundível Luciano Do Vale não vai me deixar mentir sobre o talento que aquela mulher mirradinha de cabelo curto desfilava dentro de campo.

Aliás, se ainda restar dúvida, a Band bem que poderia reexibir alguns dos jogos dela pela seleção ou pelo São Paulo durante essa quarentena monótona.

O único defeito dessa história linda que Sissi construiu no futebol não está ao alcance dela mudar.

Os capítulos finais dessa trajetória tão brilhante sofreram um corte bruto pelo qual até hoje se busca uma explicação. Ronaldo, Romário, Zico e tantos ídolos da seleção brasileira tiveram um jogo de despedida para marcar suas passagens com a camisa verde e amarela. Sissi nunca recebeu sequer um agradecimento simbólico.

“Uma coisa que eu ainda guardo com muita mágoa é o fato de não ter me despedido da seleção da maneira que eu queria. Não consegui fechar esse ciclo da maneira que eu achava que eu merecia por tudo o que eu fiz”, revelou em entrevista às Dibradoras nesta semana.

Os últimos jogos de Sissi com a seleção brasileira aconteceram nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000. Ela não recebeu mais convocações, apesar de continuar jogando em alto nível. Em 2004, quando René Simões assumiu o Brasil antes dos Jogos de Atenas, ele chegou a contatá-la e houve uma expectativa por sua volta. Mas, de novo, a convocação oficial nunca veio.

E não houve qualquer contato da CBF posteriormente para um amistoso que marcasse o fim de sua passagem pela seleção. No Museu que existe na sede da entidade, também não há menções ao seu nome.

“Meu nome vai estar lá de qualquer maneira. Se não estiver no museu, vai estar na memória das pessoas.”
Gênios como ela mereciam um lugar mais digno na história do nosso futebol.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.