Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Jogadoras de futebol que são mães sofrem cobrança dupla

Precisamos parar de estranhar que mulheres tenham vida além da maternidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na proximidade do Dia das Mães, é natural que Tamires, a única jogadora da seleção brasileira que tem filho, seja muito procurada para pautas sobre maternidade no esporte.

Há uma curiosidade muito grande das pessoas sobre “como é ser mãe e jogar futebol?”. Tão grande que essa é a pergunta que Tamires ouve sempre, de janeiro a janeiro, em todas as entrevistas que dá. Como jogadora do Corinthians, ela costuma responder mais sobre maternidade do que sobre sua profissão.

Tamires durante partida amistosa entre as seleções de Brasil e da Bolívia
Tamires durante partida amistosa entre as seleções de Brasil e da Bolívia - Emanuel Pires-9.abr.17/Fotoarena/Folhapress

Como é ser mãe e jogar futebol? A melhor resposta para essa pergunta seria: não é. Porque maternidade no esporte ainda é um tabu muito grande e uma raridade.

Segundo um levantamento da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) de 2017, só 2% das 3.600 jogadoras profissionais de todos os continentes são mães. Na última Copa do Mundo, elas representavam menos de 1% das 552 jogadoras.

Claro que não é fácil para uma atleta ser mãe durante sua carreira esportiva —o corpo, que passará por todas as modificações de uma gestação, é o instrumento de trabalho delas, e sempre é um desafio voltar ao alto rendimento depois de tantas mudanças com uma gravidez. Só que o maior empecilho nem é esse.

O problema é conseguir um clube que mantenha o contrato de uma jogadora durante a gravidez para que ela possa parar por uns meses e voltar com o emprego assegurado (em outras profissões, a licença-maternidade é garantida na legislação trabalhista).

Por isso, o que costuma acontecer é que uma jogadora tem sempre que escolher: a carreira ou a maternidade. A mesma pesquisa da FifPro mostra que 47,4% das jogadoras consideram se aposentar mais cedo para formar uma família. No caso de Tamires, a gravidez não foi planejada e quase acarretou o fim de sua carreira. Foram dois anos afastada até conseguir voltar para brilhar em campo novamente.

Mas tem outra coisa sobre essa pergunta. Ela nunca é feita a um jogador. “Como é ser pai e jogar futebol?”. “Você sente falta do seu filho quando está na seleção?”. Boa parte dos jogadores da seleção já tem filhos. Mas nenhum deles nunca teve de responder a essas questões.

“O pai também sente saudade do filho. Mas é aquela coisa que já se criou: se o pai está jogando futebol, o filho está com a mãe. No meu caso, se eu estou jogando futebol, eu não vou deixar o Bernardo ao deus-dará, então com certeza ele está bem cuidado. Isso é uma coisa que as pessoas já deveriam ter consciência”, disse Tamires.

A gente precisa parar de “estranhar” que mulheres tenham vida além da maternidade. E definitivamente precisamos parar de cobrá-las por uma onipresença na vida dos filhos. Ninguém se incomoda com um pai que está sempre viajando para jogar bola.

Ninguém pergunta: quem fica com seu filho enquanto você joga? Parece óbvio e natural que ele fique com a mãe. Então por que, quando estamos falando de uma jogadora, não é óbvio e natural que a criança fique com o pai enquanto ela exerce sua profissão?

“O Bernardo já está quase virando jogador e as pessoas continuam falando dessa questão”, brincou a jogadora. “Eu queria ser vista como a Tamires atleta.”

Já foi-se o tempo em que mulheres eram criadas apenas para a maternidade. Hoje, elas podem ser mães (e podem não ser também), executivas, gestoras, empreendedoras e podem até, pasmem, ser jogadoras de futebol.

O melhor presente para as mães no domingo (e em todos os dias do ano) é começarmos a cobrar dos pais a mesma responsabilidade que exigimos delas com os filhos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.