Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Enquanto atletas se posicionam pelo mundo, no Brasil muitos preferem alienação

Isso, de certa forma, ajudou a propagar a ideia de que esporte e política não se misturam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os Estados Unidos foram tomados por protestos nos últimos dias contra o assassinato brutal de George Floyd, um homem negro de 46 anos que morreu implorando pela vida ao policial branco que o asfixiava.

“Eu não posso respirar”, dizia ele, na cena que rodou o mundo e deixou muita gente indignada. Inclusive muitos atletas, que se manifestaram.

O astro da NBA LeBron James, a maior tenista da história, Serena Williams, a seis vezes campeã olímpica de atletismo Allyson Felix, as jogadoras de futebol campeãs do mundo no ano passado Alex Morgan e Megan Rapinoe, o hexacampeão da F-1 Lewis Hamilton, os atacantes Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, e Marcus Thuram, do Borussia Mönchengladbach, entre tantos outros grandes esportistas internacionais (brancos e negros), se uniram ao coro de “Vidas negras importam” (#BlackLivesMatter).

Chamou ainda mais a atenção a atitude da tenista Naomi Osaka, a mulher mais bem paga do esporte atualmente (de acordo com a lista da Forbes divulgada neste mês), que chegou a ir a um dos protestos e afirmou: “Só porque não está acontecendo com você, não significa que não está acontecendo”. Ao longo das décadas, vimos a importância de atletas fazerem coro a questões urgentes da sociedade.

Poderíamos voltar no tempo e lembrar Jesse Owens no pódio olímpico na Alemanha nazista em 1936, ou Tommie Smith e John Carlos em 1968 fazendo o gesto dos Panteras Negras, com o punho cerrado para o alto, até chegarmos a 2016, quando o quarterback Colin Kaepernick se ajoelhou na execução do hino americano e, mais recentemente, a 2019 com a seleção americana de futebol feminino movendo um processo judicial contra a confederação (US Soccer) por discriminação de gênero. Historicamente, atletas falam, reivindicam, não se calam.

No Brasil, o que vemos é o oposto. Até mesmo quando são questões que afetam os esportistas diretamente, a maioria deles prefere o silêncio e a alienação.

Fico me perguntando quando isso tudo começou. Se é uma herança da ditadura que deixou rastros de punitivismo no esporte: quem falar sofrerá as consequências. São raros os que se posicionam, e os poucos que o fazem acabam mesmo sofrendo represálias. Isso, de certa forma, ajudou a propagar a ideia de que esporte e política não se misturam. Nada mais interessante para os poderosos do que mantê-los separados.

Na cobertura da Copa do Mundo feminina no ano passado, a atacante americana Megan Rapinoe não apareceu relacionada para a semifinal contra Inglaterra e, nas redes sociais brasileiras, todo mundo já tinha sentenciado o motivo para isso: ela havia criticado o presidente Donald Trump no dia anterior, era óbvio que tinha sido cortada por isso.

Para nós, do Brasil, é impensável um atleta fazer uma crítica política tão forte e sair “ileso”. A gente “se acostumou” a não ver posicionamentos de atletas e normalizou a punição deles quando “falam demais”.

No fim, não tinha nada disso. Rapinoe havia sentido uma lesão e ficou fora para se preservar. Foi craque da Copa, artilheira e seguiu lutando por igualdade de gênero e emprestando sua plataforma para dar voz a questões urgentes, como o combate ao racismo.

É triste que, no Brasil, boa parte dos nossos craques do esporte se posicionem numa votação de BBB, mas pouco se manifestem sobre o racismo e o fascismo escancarados por aqui nestes tempos. Nesse caso, o silêncio também é forma de se posicionar. Ainda bem que as torcidas mostraram no último domingo que futebol e política são melhores juntos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.