Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu

O gado de Pavlov

Experimento revela os estímulos que mantêm o rebanho coeso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cientistas de Brasília reuniram 17 cabeças de gado para realizar um experimento. "Conseguimos desvendar como funciona o condicionamento conspiratório que blinda o senso crítico, bloqueia os questionamentos e mantém o rebanho coeso", explicou o médico Ivan Pavlov Jr., conhecido como Juninho do Politburo.

Ilustração de animal com espirais nos olhos
Débora Gonzales/Folhapress

O experimento reuniu o rebanho num curral nas imediações do Palácio do Planalto e expôs uma bandeira comunista. Imediatamente, o gado começou a salivar. Em seguida, os pesquisadores acrescentaram alguns estímulos. "Passamos a tocar a vinheta do Jornal Nacional sempre que o pavilhão vermelho era hasteado", contou Pavlov Jr. "Passados alguns dias, ocultamos a bandeira e fazíamos soar apenas a musiquinha de abertura do noticiário. Mesmo assim,a boiada reagia com intensa salivação", explicou.

Dando prosseguimento à investigação, os cientistas desfraldaram novamente a bandeira comunista. Desta vez, o estímulo sonoro associado foi um discurso de João Doria. Posteriormente, bastava ouvir o timbre aveludado do governador de São Paulo para as bocas bovinas se encharcarem de saliva e raiva.

Cada vez que uma etapa era concluída, um novo estímulo sonoro era associado à bandeira comunista: grasnar de marrecos; gemidos de Alexandre Frota; a sonora de um jornalista da Folha de S.Paulo perguntando se Bolsonaro havia interferido na Polícia Federal do Rio de Janeiro; comunicados da OMS; cenas de Regina Duarte.

Com o gado já condicionado, os cientistas deram início a uma nova etapa do experimento. "Incluímos alguns fatos novos para ver se a boiada continuava a caminhar em rebanho ou se, por acaso, um deles pararia por alguns segundos para pensar. Quem sabe até questionar", explicou Juninho.

Primeiro mostraram a demissão de Sergio Moro e logo depois as acusações de que Jair Bolsonaro queria interferir na Polícia Federal. "Recuamos à demissão do ministro da Saúde no meio da pandemia; à total incapacidade do governo de coordenar qualquer ação de combate à Covid-19; ao dólar nas alturas; ao Queiroz; ao elogio a torturadores; à iminência da crise econômica; à recusa do presidente em apresentar seus exames médicos. Elencamos as semelhanças entre Bolsonaro e Hugo Chávez", explicou o cientista.

Como resposta, o rebanho mugiu, em uníssino: "Eeeeeeeeeee daííííííííí???".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.