Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu Copa do Mundo

From Russia with letras esquisitas

Parece que chegamos a um lugar em que o mundo está avariado e a noite completa não existe

Moscou

O avião aterra em Moscou às 2h da madrugada, e a gente não percebe se o sol ainda não se pôs ou se já está a nascer.

Parece que chegamos a um lugar em que o mundo está avariado e a noite completa não existe, pelo menos nesta altura do ano.

Receávamos que a noite, num país estranho, pudesse ser de certo modo assustadora, mas afinal o fato de não haver exatamente noite assusta ainda mais.

É preciso pegar um táxi, mas, além de não haver quem fale o nosso doce idioma, também quase ninguém fala inglês.

Jogamos Pictionary com o motorista do táxi durante 15 minutos, no fim dos quais há duas hipóteses:

1) Ele entendeu para que hotel a gente vai.

2) Ele acha que nós somos a presa ideal para um seu amigo da máfia, que já tem comprador para os nossos rins.

A velocidade ziguezagueante da viagem para o hotel recorda-nos alguns vídeos que vimos no YouTube sobre acidentes rodoviários russos. Toda a informação e conselhos que recolhemos na internet deixou-nos, aliás, a sensação de que todo o povo russo, incluindo as crianças, tem como único propósito na vida clonar-nos o cartão de crédito.

Milagrosamente, chegamos ao hotel, corremos as cortinas com cuidado para evitar a luz do amanhecer, ou entardecer, ou seja o que for que se passa lá fora.

No dia seguinte, vamos tentar almoçar, mas a tarefa é difícil porque tudo está escrito num alfabeto que parece ter sido concebido de propósito para caçoar da gente. O P lê-se R, e o R escreve-se ao contrário e lê-se iá. Uma letra parece aquele símbolo matemático que vale 3,14.

Em desespero de causa, entramos numa dessas cadeias de restaurantes americanos que são iguais em todo o lado e que costumamos abominar, mas que hoje nos parece a casa da nossa avó (se a nossa avó não soubesse cozinhar e tivesse o mau gosto de nos servir frango frito em baldes).

O restaurante tem uma televisão a dar o Brasil x Costa Rica, e de repente toda aquela gente que come péssimo frango começa a assistir ao jogo, e então atrás de nós alguém grita em português "chuta!", e o Coutinho chuta mesmo, e finalmente estamos em casa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.