Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Todo o mundo tenta, mas só o Brasil é penta

É importante a Bélgica não pensar que deixou de ser um dos países mais chatos do mundo

Lisboa

É importante que a Bélgica não pense que, por ter eliminado o Brasil, deixou de ser um dos países mais chatos do mundo. As coisas têm uma ordem e não são 90 minutos que a alteram. A Bélgica é chata. Quão triste tem de ser um povo para se gabar de saber fritar batatas?

Quase todos os belgas dignos de nota a gente acha que são franceses, precisamente por ser tão difícil acreditar que eles possam ser belgas.

Até Hercule Poirot, o detective de Agatha Christie, que só existe nos livros, está sempre a corrigir as pessoas: "Não, não, eu não sou francês. Sou belga." Nem na ficção é provável que alguém seja belga.

Para que serve, pensando bem, a Bélgica? É uma França menor e uma Suíça menos rica. Terá o mundo verdadeiramente necessidade de um país assim? Não sei. Seja como for, agora é tarde. São reflexões que surgem com um dia de atraso.

Talvez seja bom lembrar que esses pensamentos, formulados por outra pessoa, ou sobre outro país, poderiam ser considerados ligeiramente xenófobos. Não é o caso, aqui, por três razões. A saber:

1. A Bélgica eliminou o Brasil e há uma tolerância de 24 horas em que é permitido xingar o país que faz isso, período em que não insultar o adversário constitui paternalismo (esse sim, xenófobo) e até falta de educação;

2. Os belgas aguentam, visto que ainda há pouco tempo estiveram quase dois anos sem governo e prosperaram, contrariamente a nós, latinos, a quem nenhum governo salva;

3. A Bélgica é mesmo chata. Não chega a ser um insulto, é a constatação de um fato. A principal atração da capital belga é um garoto urinando. Creio que está tudo dito.

No papel, o jogo não era dos mais difíceis. O melhor jogador do banco da Bélgica era Thierry Henry, que estava impedido de entrar por ser francês e estar aposentado há quatro anos.

No entanto, aos 15 minutos a Bélgica já estava a ganhar por 1 a 0 e ainda não tinha acertado no gol. Dizem que se chama eficácia. Não seduz ninguém. É uma qualidade com a qual ninguém sonha. Bonito, sim, inteligente, claro --mas eficaz? Uau, que música eficaz. A eficácia deste livro, meu Deus. Nossa, que filme eficaz. Por favor.

Aconteça o que acontecer, todo o mundo tenta mas só o Brasil é penta. O lado positivo é este: o povo brasileiro tem mais quatro anos para arrumar uma palavra que rime com hexa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.