Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Confirma-se: Deus é brasileiro

Ele votou em Jair Bolsonaro, mas primeiro tentou matá-lo

Apesar de ter, provavelmente, vários outros assuntos urgentes para tratar, Deus resolveu dedicar bastante atenção às eleições brasileiras.

Na Indonésia, Ele permitiu que houvesse um sismo, um tsunami e uma erupção vulcânica. Nos Estados Unidos, deixou que matassem 11 judeus numa sinagoga —o que não pode ter deixado de O transtornar, uma vez que tem judeus na família.

E uma das minhas unhas continua encravada, sempre perante a Sua passividade. Mas vale a pena examinar a intervenção que teve nas eleições do Brasil.

Muitos têm refletido sobre o comportamento do PT, do candidato vitorioso e dos eleitores —mas, sobre a ação de Deus, nem uma palavra dos analistas políticos.

Ilustração de Luiza Pannunzio para Ricardo de Araújo Pereira de 4.nov.2018.
Ilustração de Luiza Pannunzio para Ricardo de Araújo Pereira - Luiza Pannunzio

E, no entanto, no discurso de vitória, Jair Bolsonaro agradeceu-Lhe pela oportunidade e disse que tinha sido Ele a salvá-lo do atentado.

Por outro lado, Adélio Bispo de Oliveira, o autor do atentado, disse que quem lhe deu a ordem para matar Bolsonaro foi Deus. Significa isso que Deus queria eleger Bolsonaro, mas ao mesmo tempo também queria dar-lhe uma facada. 

Ou seja, era aquilo a que se costuma chamar um eleitor indeciso. A maioria dos brasileiros indecisos anulou o voto.

Mas Deus tem recursos inacessíveis aos outros eleitores e optou por essa estratégia: votou em Bolsonaro, mas primeiro tentou matá-lo. 

Não sou especialista em ciência política, mas me parece uma lição de democracia muito interessante. É um voto de confiança acompanhado de um voto de desconfiança.

Apoia, mas com reservas. Elege, mas dá um aviso —e um aviso claro, com a eloquência que só uma facada nas tripas pode ter. 

Um dos problemas da democracia é que a cruzinha no boletim não é capaz de captar todas as sutilezas do voto. Ou se vota sim ou não. Ora, às vezes vota-se num determinado candidato sem convicção, ou até com repugnância, ou como forma de protesto. 

Mas a cruzinha só transmite a mensagem simplista do apoio. Fazia falta que, para cada candidato, houvesse uma lista de opções: voto nele; voto nele contrariado; voto nele mas, se pudesse, dava-lhe uma facada. 

Foi o que Deus, sabiamente, fez. Se pudéssemos ir temperando a ação e o discurso dos dirigentes políticos à força de facadas, talvez a democracia tivesse adeptos mais fervorosos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.